Programação cultural para os próximos dias

Programação cultural para os próximos dias

UIVO – 13ª Mostra de Ilustração da Maia

Inaugura hoje, quinta-feira, 7 de dezembro, às 21h30, a exposição UIVO – 13ª Mostra de Ilustração da Maia que estará patente até 25 de fevereiro, sendo visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00.

A programação desenvolvida para a UIVO 13 contempla um conjunto variado de atividades, que vão desde exposições, dentro e fora de portas, assim como um conjunto de oficinas desenvolvidas para as escolas e famílias, das quais resultará a UIVINHO 6 – Mostra de Ilustração Infantil da Maia, que estará patente na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, em fevereiro de 2024.

Nesta 13ª edição, que decorre até dia 25 de fevereiro, a curadoria de Cláudia Melo apresenta a Ilustração como meio revelador do “Retrato Dos Dias- Da Crítica e dos Sistemas”, colocando em diálogo e confronto artistas e obras que questionam temas sociais, políticos e culturais de diferentes épocas.

Com efeito, parte-se de uma seleção de obras de acervos históricos e coleções públicas e privadas, como por exemplo, obras da coleção do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, espólio da Empreza do Bolhão, coleção particular de Jorge Silva, entre outras, e um conjunto de ilustrações de artistas contemporâneos, que apresentam linguagens e ideologias muito distintas até pelo fator anacrónico (séc. XIX até à contemporaneidade), mas que exploram no seu corpo de trabalho, as mesmas temáticas como as questões de género e raça, sexismo, hierarquia e controle, novidade, economia, corrupção, e des(preocupação) ambiental.

Encontro com o autor Paulo M. Morais

A Biblioteca Municipal da Maia, através da Comunidade de Leitores promove o encontro com o escritor Paulo Morais em torno do seu livro “A Boneca Despida”. O evento decorre dia nove de dezembro, pelas 15h00 na Biblioteca.

É uma história da vida privada de um país que, no lapso de um século, participou em guerras e conflitos, viu partir a sua gente, instalou-se nos subúrbios, virou do avesso regimes políticos, fez-se europeu, esqueceu os seus velhos, conheceu momentos de luz e sombra. E Julieta, claro, assistiu a tudo. Entrada livre.

II Festival Internacional de Magia da Maia

Está de regresso, a 10 de dezembro, o Festival Internacional de Magia da Maia. Ao vivo e a cores poderá testemunhar as atuações incríveis dos melhores e mais prestigiados artistas a nível mundial. Da Rússia o Campeão Mundial em título de Manipulação, Artem Shchukin, que fez furor no America’s Got Tallent nos Estados Unidos da América. Presença garantida também do sul coreano, Read Chang, Vice-campeão Mundial em 2015, para deslumbrar todos com a sua magnifica atuação. Da vizinha Espanha, Luis Olmedo, atual Campeão Mundial de Micro Magia, promete provar o quão mágica é a magia de proximidade. Fazer rir será o papel de Michael Szanyel Vice-campeão mundial em 2012 na categoria de Magia Cómica. Por fim, mas não menos importante, de Portugal iremos ter a dupla “Tá na Manga” com a sua Magia Teatral premiada com o terceiro lugar no Mundial de Magia de 2012.

A apresentação desta segunda edição será da responsabilidade dos mágicos Gonçalo Gil e Gustavo Sereno, professores e diretores da Escola de Magia do Porto e organizadores de todo o festival. Contamos ainda com a animação do mágico Pedro Cruz, também professor, na mesma instituição.

A exemplo do ano passado onde o Grande Auditório do Fórum da Maia ficou repleto com um público muito entusiasta, este é um espetáculo para toda a família que vai deliciar os mais novos e encantar os mais velhos. Deixe-se contagiar pela magia do Natal repleto de surpresas e de situações improváveis.

Compartilhar este post