Programa de Saúde Sénior visa proporcionar vida mais ativa e autónoma

Programa de Saúde Sénior visa proporcionar vida mais ativa e autónoma

Atenuar a solidão e incentivar hábitos de vida saudáveis são alguns dos objetivos deste projeto.

No passado dia 10 de fevereiro foi apresentado, na Camara Municipal da Maia, pela diretora do departamento social, desporto, juventude e saúde, Mafalda Roriz, o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+. O programa visa proporcionar aos idosos uma vida mais ativa, autónoma e saudável.

O programa envolve oito áreas de intervenção, entre as quais, o treino cognitivo, a saúde oral, otorrinolaringologia, primeiros socorros e riscos de queda, saúde mental, terapia do riso, Maia Masterchef 60+ e workshops de culinária 60+. Existirão também alguns eventos pontuais como música 60+, que consiste num concerto no Parque de Avioso para todos os seniores, café com memória, dirigido para os familiares e cuidadores informais, encontro internacional de saúde mental e o dia internacional do idoso.

Este programa pretende incentivar hábitos de alimentação saudável, aumentar a autoconfiança dos idosos, atenuar a solidão, estimular e preservar o desempenho das funções cognitivas e ainda, no âmbito da saúde mental, avaliar, diagnosticar e acompanhar os idosos.

Este projeto irá desenvolver-se de outubro a julho em parceria com diversas entidades, nomeadamente, a Universidade da Maia, a Universidade Fernando Pessoa, o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Miguel Guimarães, atual bastonário da ordem dos médicos, é embaixador deste programa e, no seu discurso, felicitou o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, salientando que este projeto «não se limita apenas à saúde, vai envolver várias áreas que são fundamentais». Também o presidente da autarquia, António Silva Tiago, felicitou todos os parceiros envolvidos mostrando-se agradecido a toda a equipa, acrescentando que «enquanto líder desta nossa grande comunidade concelhia, cabe-me afirmar, que faz parte da minha visão estratégica para o futuro de confiança que todos almejamos, respeitar e valorizar o estatuto da população sénior do concelho, procurando através do programa Saúde Sénior 60+, promover o envelhecimento ativo, numa vida de qualidade, que seja completa e saudável em todas as dimensões da existência humana».

Joana Sousa e Silva (trainee)
Bruna Pinto Lopes (jornalista)

Compartilhar este post