Programa de saúde escolar da Maia envolve cerca de 3 600 alunos

Programa de saúde escolar da Maia envolve cerca de 3 600 alunos

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia recebeu no dia 31 de janeiro, a cerimónia protocolar para implementação do programa de saúde escolar do município da Maia, para o ano letivo 2022/2023.

Este programa de saúde escolar que envolve 155 turmas e 3694 alunos, tem como objetivo promover, junto das crianças e jovens, um estilo de vida saudável «quer em alimentação, quer em hábitos, quer em termos de exercício físico» referiu Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal. Na opinião do autarca, é nas instituições de ensino que a prevenção deve ser feita, ou seja, «ajudar as crianças e jovens a prevenir a doença e a serem pessoas saudáveis e para isso têm que ser bem-educadas» acrescentando que «este conjunto de protocolos demonstra publicamente o nosso contributo e das restantes entidades».

O programa engloba várias áreas como: saúde e cidadania; saúde mental; almoço escolar; saúde visual; emergência médica; educação postural; prevenção rodoviária, solar e do tabagismo; primeiros socorros e debate dirigido ao pré-escolar, ensino básico e secundário. Para transmitir o seu testemunho aos mais pequenos, a autarquia associou um rosto, uma profissão, ou um exemplo às diferentes áreas dos projetos do programa de saúde escolar, são eles as madrinhas e os padrinhos (a estilista Katty Xiomara, a atleta olímpica Fernanda Ribeiro, o Chef Hernâni Ermida, o piloto Renato Pita, o médico Fernando Póvoas e a apresentadora Alexandra Martins).

Fernanda Ribeiro está desde o início neste projeto e aceitou o desafio porque considera ser «importante estar com as crianças e explicar um bocadinho da minha carreira, da minha profissão e acho que tenho uma obrigação com as escolas de estar presente». Já Hernâni Ermida, habituado a trabalhar em alguns projetos associados à saúde e às crianças sublinha que «a Maia está aqui com um bocadinho de obesidade, sobretudo infantil e estamos aqui para ajudar porque as crianças são um condutor de mensagens fantástico». Desde o início do projeto que Renato Pita é padrinho da prevenção rodoviária, juntamente com a polícia municipal da Maia e «é um orgulho para mim fazer parte deste projeto que leva às escolas, os cuidados a ter na utilização da via pública».   

Este projeto tem como embaixador o Futebol Clube do Porto, desde o início da sua implementação em 2005 e em representação do clube esteve Teresa Santos, responsável pela Área de Sustentabilidade que referiu que «é sempre bom podermos ter estas sinergias (…) o nosso objetivo é promover a saúde escolar e o bem-estar e achamos que é essencial a nossa presença aqui».

Foto Jornal da Maia

Compartilhar este post