Primeira grande subida de temperatura do ano já na próxima semana, mas chuva e tempo fresco devem voltar entre 20 e 22 de Abril.

Primeira grande subida de temperatura do ano já na próxima semana, mas chuva e tempo fresco devem voltar entre 20 e 22 de Abril.

 

Segundo a “meteoiberia.es”, a primeira subida importante das temperaturas deste ano poderá acontecer já nos próximos dias, já que esta semana estamos entre 6 a 8 graus da temperatura normal para a época.

Assim, prevêem que já na próxima semana, os termómetros marcarão valores bem acima da média, situação que está a ser ditada pela formação de uma tempestade este fim-de-semana no Atlântico Norte (suficientemente longe para não nos afectar com chuva), que ao invés criará um “corredor” de vento Sul com origem no continente africano que arrastará uma massa de ar excepcionalmente quente. As máximas previstas excederão os 20/24ºC.

«os termómetros começarão sua ascensão após este fim de semana, nos primeiros dias da próxima semana, onde gradualmente adicionaremos graus até que este episódio da primavera atinja seu máximo na quarta/quinta-feira da próxima semana (para 18/19 de Abril)», dizem os especialistas, que acrescentam que «grande parte do continente europeu registará temperaturas bem acima da média, algo que vem acontecendo nos dias de hoje na Europa Central e Oriental, onde apenas há duas semanas estavam abaixo de zero».

Descongelamento e aumento de pólen

Os meteorologistas dizem que se mantém alguns riscos «derivados da abundante instabilidade que vem afectando a Península Ibérica desde o final de Fevereiro, quando teve início uma mudança de padrão atmosférico. É o caso da neve nos principais sistemas montanhosos e seu provável rápido descongelamento com este aumento de temperatura. Os solos estão bastante saturados com água depois de tantas chuvas, e esse derretimento pode causar novas inundações. Além disso, muitas plantas aproveitam para florescer fortemente, por isso é provável que haja picos muito acentuados de pólen, resultando na exacerbação de alergias», prevêem.

E depois … nova mudança abrupta de tempo?

Devido à instabilidade normal da primavera, não se prevê que as altas temperaturas se mantenham por muito tempo, porque, segundo dizem «a proximidade daquela extensa tempestade no Atlântico Norte mencionada acima poderia trazer de volta, de repente, um tempo fresco e instável para 20/22 de Abril», sendo para os meteorologistas «normal começar uma semana com sol e temperaturas de 25ºC, e terminar com chuvas e máximos que mal chegam a 14ºC», dizem.

Esta situação pode ser acompanhada através do Twitter (@MeteoIberiaEs) e facebook (MeteoIberia.es).

 

 

 

Compartilhar este post