Portugal conquista bronze com par feminino do Acro Clube da Maia
O par feminino, Beatriz Carneiro e Inês Faria, do Acro Clube da Maia (ACM), conquistou, na passada sexta-feira, 8 de agosto, a medalha de bronze em ginástica acrobática nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, ao serviço da Equipa Portugal.


Com uma pontuação final de 27.770, a dupla portuguesa apenas foi superada pela Bélgica (28.620), campeãs do mundo em título, e pela Ucrânia (28.270), atuais campeãs europeias.
O resultado foi celebrado com grande emoção pelas atletas e pelo técnico do ACM e selecionador nacional, Lourenço França.
«Ainda estou sem palavras para explicar o que sentimos. Esta medalha apenas representa tudo aquilo pelo que trabalhámos, todo o nosso trabalho árduo, muita dedicação e muita resiliência todos os dias» partilhou Beatriz Carneiro, acrescentando «fizemos três esquemas incríveis e foram muito emocionantes, especialmente o da final, porque independentemente do resultado que viesse já nos sentíamos totalmente realizadas».
Inês Faria destacou o percurso de preparação «esta prova foi só o reflexo do que trabalhámos ao longo destes dois anos. Não podíamos ter feito mais nem melhor. Sinto-me super realizada. Foi um bronze que soube a ouro».
O selecionador nacional, Lourenço França, não escondeu o orgulho «esta é a prova-rainha da Ginástica Acrobática. São os nossos “Jogos Olímpicos”, uma competição ao alcance de uma elite. Aqui cabem os seis melhores do mundo e termos Portugal no top 3 mundial de pares femininos e pares mistos é inacreditável».
O selecionador destacou ainda o feito de Beatriz Carneiro «depois das duas medalhas alcançadas na edição de 2022, Portugal começa muito bem os Jogos Mundiais de 2025. Para a Beatriz, muito especialmente, que deve ser das poucas atletas duplamente medalhadas em duas edições dos Jogos, este é um feito extraordinário. Estamos imensamente felizes».

O dia revelou-se especialmente frutífero para a Equipa Portugal, que atua sob a bandeira do Comité Olímpico de Portugal. Além do bronze de Beatriz e Inês, o país somou ainda o ouro de Gabriel Albuquerque e Lucas Santos, em trampolim sincronizado, e a prata do par misto, Guilherme Henrique e Lara Fernandes, em ginástica acrobática.
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo organizado pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais, que engloba várias modalidades não-olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional.