PCP apresentou na Assembleia da República propostas para problemas de mobilidade
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou quatro propostas na Assembleia da República para solucionar problemas de mobilidade que afetam «significativamente» as populações do distrito do Porto, tanto as que vivem na Área Metropolitana como as que vivem nos concelhos do interior do distrito.
Na nota aos órgãos de comunicação, o PCP descreve as iniciativas apresentadas:
· Revogação das portagens nas ex-SCUT localizadas no distrito do Porto (A4, A28, A29, A41, A42) e num troço da A25, no distrito de Aveiro «num momento em que no país apenas se cobram portagens nestas estradas»;
· Desenvolvimento do Metro do Porto para a próxima década que «assegure financiamento e medidas necessárias à rápida concretização da linha Rubi e restantes 4 linhas anunciadas (Trofa em Metro “convencional”, Gondomar, Maia II e São Mamede de Infesta); mas também que planifique, projecte e garanta financiamento para o desenvolvimento da rede, designadamente com a linha do Campo Alegre e as ligações entre Casa da Música e Asprela e entre Fânzeres e a futura linha de Gondomar».
· Criação de um Plano de modernização, desenvolvimento e reforço do transporte ferroviário no distrito do Porto que garanta o prolongamento da linha de Leixões até Matosinhos, com paragem em Rio Tinto e ligação a Ermesinde; assim como a modernização e reabertura da linha do Tâmega e do ramal da Alfândega;
· Financiamento e a calendarização da concretização das vias estruturantes à mobilidade no interior do distrito do Porto, designadamente a nova ponte sobre o Tâmega, no Marco de Canaveses, a conclusão do IC35, entre Penafiel e Castelo de Paiva e a ligação à ponte de Ermida, em Baião, com ulterior ligação entre Lodão e Ingilde.
De recordar que estas medidas foram defendidas na campanha eleitoral pelos candidatos da CDU «correspondendo a apresentação destas propostas também ao honrar de compromissos assumidos» dizem os comunistas a terminar.