Passagem pedonal, na Ponte Brás Oleiro, cortada
Segundo comunicado da Câmara Municipal da Maia, o atravessamento pedonal na Ponte do Brás Oleiro, na freguesia de Águas Santas, vai estar interdito, no domingo, dia 7 de maio, entre as 03h00 e as 19h00, por motivos de segurança.
Em causa está a demolição do restante tabuleiro em falta, em coordenação com o corte de eletricidade da catenária da linha férrea, de forma a estarem reunidas todas as condições de segurança.
A execução por parte das operadoras de telecomunicações do reposicionamento das infraestruturas existentes no lado poente da ponte do Brás Oleiro, condicionou o arranque da execução das microestacas e a respetiva demolição da estrutura existente em falta, provocando um atraso na execução da obra.
Os trabalhos descritos foram efetuados, de forma a evitar a interrupção dos serviços de telecomunicações em toda aquela área envolvente, à semelhança das restantes infraestruturas urbanas.
Para além disso, só depois das escavações efetuadas na obra de reabilitação e reforço da passagem superior à linha do caminho de ferro, na Rua D. Afonso Henriques, no lugar do Brás Oleiro, na freguesia de Águas Santas foi possível perceber que era necessário executar trabalhos complementares.
Tendo em conta todas as situações incontornáveis e imprevisíveis, decorrentes da execução sequencial da obra da nova Ponte do Brás Oleiro, de elevado grau de complexidade, segurança e de coordenação, entre todas as entidades envolvidas, a Câmara Municipal da Maia agradece a compreensão que os utentes têm demonstrado e lamenta os inconvenientes decorrentes da obra em curso.
Esses trabalhos, que não estavam previstos, tornaram impossível cumprir o prazo de conclusão previamente estabelecido. Estima-se que a conclusão e a abertura ao tráfego da nova ponte, aconteça no próximo dia 5 de junho, segunda-feira.