Partiu o Mestre António Matos

Partiu o Mestre António Matos

António Carlos Menezes Teixeira Matos nasceu em Vila Marim, Mesão Frio, a 19 de Maio de 1938.

Fez o Curso de Pintura na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto, tendo como Mestres, entre outros, Coelho Figueiredo e Isolino Vaz.

Ilustrador e criador gráfico, trabalhou nesse domínio com D. Thomaz de Melo (Tom), grande caricaturista e artista gráfico. Foi autor de posters, de folhetos e capas e ilustrou vários livros editados pela Câmara Municipal da Maia e por outras entidades.

Foi Professor de Pintura (Aguarela) no Instituto Cultural da Maia – Universidade Sénior durante vários anos.

Foi, em várias edições, o curador dos Encontros com a Arte, organizados pela Junta de Freguesia de Moreira, com a qual colaborou estreitamente nos aspetos gráfico e artístico.

Em Abril de 2020, comemorando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, protagonizou a Exposição Virtual de Aguarelas das Igrejas da Maia, organizada pelo Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

Desenhador de excelência, aguarelista de muito mérito, pintou a Maia, o Porto e o Minho, sobretudo Caminha e Moledo. Foi também excelente retratista.

Escultor de grande sensibilidade, enveredou, nos últimos anos por um conjunto excelentes de trabalhos versando a figura de Cristo.

António Matos está representado em várias coleções particulares e oficiais, como por exemplo no Instituto Cultural da Maia, na Câmara Municipal da Maia e na Junta de Freguesia de Moreira da Maia.

Participou em inúmeras exposições individuais e coletivas, várias delas em conjunto com o Pintor e Amigo António Pato.

Destaque, para além dos Encontros com a Arte, para as exposições Bienais do Rotary Clube da Maia, para as do Espaço Axa, para as Coletivas do Instituto Cultural da Maia, e da Câmara Municipal de Mesão Frio, várias coletivas e individuais no Fórum da Maia, na Igreja do Divino Salvador de Moreira e no Posto de Turismo de Moledo, entre muitas outras. Os seus trabalhos foram vistos um pouco por todo o país, nomeadamente na Maia, no Porto, e por todo o Alto Minho

Recebeu o 1 º Prémio Poster “100 Anos da Gravação Sonora” da Sociedade Portuguesa de Autores.

Foi o criador do troféu especialmente encomendado para a inauguração do Estádio Dr. José Vieira de Carvalho – Maia

Foi artista convidado para a inauguração do Espaço d’Arte Eugénio Torres em 1997

Recebeu vários Prémios nos “Encontro com a Arte”.

Foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Artístico / Grau de Ouro da Câmara Municipal da Maia.

Foi homenageado pela Junta de Freguesia de Moreira em 2022.

António Matos partiu esta semana. Nas redes sociais foram inúmeros os amigos e conhecidos que quiseram deixar a sua homenagem, de muita consideração e carinho. 

Contributo de Maia Marques, historiador, para a biografia do autor

Compartilhar este post