“O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha” inaugurada hoje

“O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha” inaugurada hoje

Inaugura hoje, 26 de junho, às 16 horas, com sessão de apresentação no Grande Auditório do Fórum da Maia, a exposição “O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha”, que estará patente até ao próximo dia 16 de agosto.

Após a cerimónia de inauguração, que inclui a apresentação do livro, serão realizadas visitas guiadas às galerias de exposição pelo Alfredo Cunha, de 30 em 30 minutos, em grupo, cumprindo as orientações da DGS.

“Este “Livro da Maia- 2021” traz-nos uma narrativa fotográfica da Maia no ano de 2021. Uma narrativa da nossa realidade – num tempo difícil, concreto e específico – vista, sentida e apreendida por um dos maiores vultos da fotografia portuguesa, Alfredo Cunha, que dispensa encómios, já que a sua extensa obra fala por ele.

Uma narrativa, um testemunho multifacetado, que autor-fotógrafo-artista teve toda a liberdade em construir e que resulta do seu génio, sensibilidade, inteligência, técnica e talento.

É um “olhar para dentro” protagonizado por “alguém de fora”, despido de qualquer preconceito ou guião-prévio. O resultado é surpreendente. Surpreendente para todos os que são de fora (como o autor é) e folhearão este livro e sobretudo surpreendente para todos os que sendo de dentro, nunca viram o dentro a que pertencem com esta perspetiva.

Assim, o mérito evidente deste “Livro da Maia – 2021”, não assenta apenas na qualidade excecional das fotografias, na qualidade da paginação ou da impressão (que são notáveis), mas também – e sobretudo – na sua já referida capacidade de surpreender, de espantar, de fazer pensar e levar a questionar, quem da Maia nada sabe e quem da Maia tudo, ou quase tudo, julga saber.”, Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura e do Planeamento Territorial.

Seguindo as orientações estabelecidas pela DGS e devido ao limitado número de lugares, é solicitada a confirmação da presença através do email: infocultura@cm-maia.pt

A entrada para o evento é gratuita, o livro estará à venda ao público pelo valor de 30,00€.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *