O Carnaval chegou mais cedo à Maia

O Carnaval chegou mais cedo à Maia

O Cineclube da Maia, localizado no Venepor, recebe mais uma sessão de cinema onde a personagem principal é o próprio realizador.

No próximo sábado, dia 26 de fevereiro, o Cineclube da Maia recebe o filme intitulado de “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”. Da autoria de Marcelo Gomes, o filme mostra o impacto da frenética produção de calças (jeans) sobre a cidade de Toritama, em Pernambuco, onde os moradores não veem a hora do Carnaval chegar. Segundo a sinopse, «esta cidade vive quase exclusivamente da produção massiva de milhares de jeans, que são posteriormente vendidos por todo o Brasil. Ali, os proprietários e os trabalhadores das fábricas cumprem, sem reclamar, horários de 16 ou 18 horas por dia durante todo o ano. Exceto na época do Carnaval. Nesses dias tão ansiosamente aguardados, eles pegam no dinheiro que juntaram e vão descansar para as praias, usufruindo de um merecido descanso».

É observado no filme, as várias máquinas de costura em funcionamento e toda a produção para o produto final, as calças. Com isto, Marcelo Gomes mostra a vida dos operários e a vida na cidade. A demonstração da cidade de Toritama fornece muitos momentos de reflexão, tais como a auto escravidão, mas também os momentos de lazer, interpretado como um luxo.

Lançado em 2019, o filme foi exibido no Festival de Cinema de Berlim.

Cartaz

Compartilhar este post