Multibanco: Cidadãos pediram e autarquia resolveu

Multibanco: Cidadãos pediram e autarquia resolveu

Na passada sexta feira, dia 23 de dezembro, a Câmara Municipal da Maia, a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e as Juntas de Freguesia da Cidade da Maia e de Moreira assinaram contratos para a instalação de duas máquinas automáticas ATM (Automatic Teller Machine).

Há muito que a população de Gueifães ansiava um local para o levantamento de dinheiro, uma vez que o último terminal bancário encerrou em agosto. Ao Jornal da Maia, Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, referiu que «já era muito pedido pela população e pela Junta de Freguesia, que muito trabalhou com a Câmara para conseguir que, antes do final do ano, tivéssemos uma solução para as pessoas que residem naquele centro cívico e que não têm acesso a uma caixa multibanco».

Para já, só irá ser instalado um ATM, mas será que irá resolver o problema? Olga Freire responde que «temos de tratar os assuntos devagar, mas se verificarmos que uma caixa é insuficiente, há condições para começarmos a instalar uma segunda (…) o caminho faz-se caminhando» acrescentando que «não adianta instalarmos três ou quatro caixas e depois verificar-se que é demais, até porque isto tem custos».

O ATM já se encontra instalado no Polo Administrativo de Gueifães, no entanto não se encontra a funcionar porque «estamos à espera de uma autorização da polícia, no que diz respeito à segurança» termina a presidente.

Já no caso da Vila de Moreira, o ATM está instalado no edifício da Junta de Freguesia, uma vez que «percebemos que é uma zona populacional muito grande, é um local mais próximo dos dois multibancos que saíram durante este ano e faz todo o sentido ser este local o escolhido» diz Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Moreira da Maia.

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, também marcou presença nesta cerimónia, onde referiu «esperamos que seja o início de uma colaboração com a Câmara da Maia, não só nos ATM, mas também num conjunto de outros serviços que podemos acrescentar».

A decisão da instalação do ATM deve-se à necessidade de colmatar as lacunas existentes com o encerramento dos balcões de agências bancárias, portanto «há muita gente que ainda não tem os meios, nem os conhecimentos digitais que outros têm para aceder de outra forma às suas contas bancárias, portanto, arranjou-se aqui um triângulo virtuoso, entre a SIBS, a câmara e as juntas de freguesias que ajude a comunidade, para que ela se sinta bem, e confortável» refere António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.

Os contratos têm a duração de cinco anos a contar da data da assinatura, renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos períodos de cinco anos, enquanto não for denunciado por qualquer das partes.

Foto: Jornal da Maia

Compartilhar este post