Moreira Folkfest reúne grupos da Europa, África e América

Moreira Folkfest reúne grupos da Europa, África e América

Está a chegar mais uma edição do “Moreira Folkfest”, um festival intercultural do qual se destacam as tradições do folclore nacionais e além-fronteiras.

Organizado desde 2007 pelo Grupo Regional de Moreira, este espetáculo tem recebido várias visitas ao longo dos anos, sendo esperadas mais de 1 000 pessoas, numa apresentação que promove a confraternização entre grupos e que pretende divulgar mais formas de folclore e tradições internacionais.

O espetáculo apresenta, para além do anfitrião, seis grupos provenientes da Europa, África e América do Sul.

A música de abertura ficará a cargo do trio de músicos que formam o projeto “Mula Ruça” e para tocar os hinos dos respetivos países que irão preencher o palco deste festival teremos a presença da Banda de Música de Moreira Maia.

A 15º edição do Moreira Folkfest realiza-se no dia 29 de julho, pelas 21h00, na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. A entrada tem um custo de 3 €.

CONHEÇA OS GRUPOS:

  • A “Inkinzo Troupe” foi criada em 2004 e é proveniente de Burundi um pequeno país de África. Tem como principal objetivo salvaguardar e promover a cultura burundiana, sendo composta por uma grande equipa de homens e mulheres, que apresenta atualmente um bailado que inclui batuques e muitas outras categorias de danças tradicionais e folclóricas do Burundi.
  • O “Folk Dance Ensemble Cerhovcan” começou a sua história em 1963, primeiro como “Partizán Folk Ensemble” e mais tarde como “Saris Folk Ensemble”. Só em 1970, é que o grupo mudou de nome para “Cerhovcan” continuando a representar o folclore eslovaco no país e no estrangeiro. É proveniente da Eslováquia, país da Europa Central. É limitado pela República Checa e pela Áustria a oeste, pela Polônia a norte, pela Ucrânia a leste e Hungria ao sul. O grupo é maioritariamente composto por estudantes do ensino secundário e universitário, tendo assim como objetivo principal preservar e apresentar o património cultural da sua região natal.
  • O “Talent Folk Dance Ensemble” teve início em Paks, na Hungria, em 2016, sendo constituído por bailarinos que se dedicam tanto a adquirir como a prosseguir a dança folclórica húngara. Os membros do grupo têm ensaios intensos de sete a oito horas, onde tem a possibilidade de aprenderem a dança folclórica húngara, o ballet e o folclore, havendo posteriormente bailarinos do grupo que se estão a candidatar à Academia de Dança Húngara para continuarem os seus estudos.
  • O “Folk Dance Ensemble Grandinele” foi fundado em 1978, na Letónia e tem como principal objetivo promover e cultivar o património folclórico das danças e da música lituanas. Este grupo é composto por grupos de dança infantis e juvenis (6-25 anos) e grupos de adultos (30-55 anos), apresentando bailes de roda, jogos e as mais recentes composições de palco folclóricas criadas por mestres de ballet lituanos.
  • O “Elenco Artístico Perú Multicolor” atua há 24 anos, sendo atualmente composto por 22 artistas, entre bailarinos e músicos, tendo participado em vários festivais de folclore nos quatro continentes. Por outro lado, o “Ballet Folklórico Acuarelas del Perú”, residente na cidade de Cuzco, está em atividade artística há oito anos sendo composto por 24 artistas e tendo participado em vários palcos na costa, nas terras altas e na selva do Peru. Ambos os grupos promovem e desenvolvem a cultura viva do Peru, projetando múltiplas manifestações folclóricas das diferentes regiões do país.
  • O “Grupo Regional de Moreira da Maia” foi fundado em 1934 e é o principal organizador e fundador do Moreira Folkfest. Este evento conta já com 15 edições, tendo o seu primeiro festival internacional de folclore começado em 2007, marcando assim o início de um grande evento cultural que tem como principal objetivo lutar pela união das culturas presentes por todo o mundo e trazer essa magica celebração para as terras da Maia, de onde o grupo nasceu.

Compartilhar este post