Mira Maia Shopping e Lipor ensinam a fazer compostagem caseira

Mira Maia Shopping e Lipor ensinam a fazer compostagem caseira

O Mira Maia Shopping volta a promover as boas práticas ambientais, com a realização de um workshop de compostagem caseira, onde os participantes são estimulados a contribuírem para um meio ambiente sustentável. Integrado no projecto Terra à Terra, esta iniciativa, realizada em parceria com a Lipor, terá lugar amanhã, dia 20 de fevereiro, pelas 18h30, na Workshop Store (piso 1) do Centro Comercial.

O grande objectivo desta acção é levar as pessoas a aprenderem a valorizar a fração orgânica do lixo doméstico, transformando-o num adubo natural, através do reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos. Desta forma, será possível compreender como a compostagem caseira é um processo simples, económico e ecologicamente sustentável.

Fazer compostagem caseira traz inúmeras vantagens, a saber: recicla a matéria orgânica, reintroduzindo-a no solo; reduz a quantidade de resíduos enviados para incineração/aterro; reduz a contaminação da água e solo e a poluição atmosférica; o composto melhora a estrutura do solo e atua como adubo natural, introduzindo no solo organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas; melhora a resistência das plantas a pragas e doenças; e tem uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).

Actualmente parte significativa dos resíduos produzidos em ambiente doméstico são orgânicos, o que potencia de forma clara a sua reutilização, com benefícios muito positivos para o meio ambiente. Após o sucesso das edições anteriores, o Mira Maia Shopping associa-se assim de novo à Lipor neste esforço de compreender as vantagens das boas práticas ecológicas, contribuindo também para a construção de um mundo melhor.

A todos os participantes será oferecido, gratuitamente, um compostor da Lipor. Os participantes deverão pertencer a um dos municípios associados à Lipor, dos quais a Maia faz parte.

Inscrições disponíveis no Centro Comercial (no piso 0, junto à Worten) ou em www.miramaiashopping.pt.

Compartilhar este post