Mês de Arquitetura da Maia regressa ao Fórum da Maia
O pelouro da cultura da Câmara Municipal da Maia inaugura esta noite, 26 de setembro, pelas 21h30, no Fórum da Maia, o Mês de Arquitetura da Maia.
A exposição, patente até dois de novembro no Fórum da Maia- edifício da autoria do próprio arquiteto- reúne 44 obras representativas do trabalho de José Carlos Loureiro e do Atelier GALP, com foco nos projetos de equipamento público. Estarão em destaque desenhos, fotografias originais, maquetas concebidas para a mostra, um percurso biográfico ilustrado e uma entrevista inédita filmada por um dos curadores.
Desde a sua primeira obra, um hospital, até aos últimos projetos para universidades, José Carlos Loureiro desenhou uma multiplicidade de equipamentos coletivos.
A sua produção inclui pavilhões desportivos, tribunais, centrais elétricas, museus, igrejas, mercados e escolas, edifícios reconhecidos pela qualidade arquitetónica, pela integração nos contextos urbanos e paisagísticos e pela atenção ao bem-estar dos utilizadores.
Com curadoria de Luís Martinho Urbano e Joaquim Vieira de Magalhães, o evento é promovido pela Câmara Municipal da Maia e insere-se no programa LOUREIRO 100, uma iniciativa conjunta da Fundação Marques da Silva, do Lugar do Desenho- Fundação Júlio Resende e do município maiato. O programa comemorativo contempla exposições, conferências, visitas guiadas e a publicação de um livro dedicado à vasta obra do arquiteto.