Manuel Pizarro esteve na Maia para a apresentação do PLS Maia/ Valongo

Manuel Pizarro esteve na Maia para a apresentação do PLS Maia/ Valongo

O Plano Local de Saúde Maia/ Valongo foi apresentado no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.

Na apresentação estiveram presentes António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Manuel Pizarro, ministro da saúde; Bragança Fernandes, presidente da Assembleia Municipal; Emília Santos, vice presidente da Câmara Municipal e vereadora com o pelouro da saúde; Ana Maria Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo; Júlio Nunes, diretor executivo do ACES Maia/Valongo; Paula Moura, em representação da ARS; Lúcia Costa, em representação da diretora executiva do Centro Hospitalar e Universitário S. João, entre outros.

Elaborado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Maia/ Valongo, o PLS é um documento que identifica as prioridades de saúde e tem como objetivo divulgar informação sobre os fatores de risco para a saúde da nossa população e, em paralelo, criar ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis.

O presidente da autarquia começou por agradecer a presença de Manuel Pizarro e elogiar o trabalho desenvolvido na elaboração deste plano, acrescentando que «é sempre positivo ter um plano, que plasme uma visão e respetiva estratégia orientadora das linhas de ação (…)».

Foto: Jornal da Maia

De seguida, Silva Tiago fez referência à «…construção da nova unidade de cuidados de saúde personalizados de Milheirós, da nova unidade de saúde familiar de Pedras Rubras e do Parque de Saúde da Maia» que para além de acomodar as valências já existentes no território, vai oferecer outras respostas diferenciadas, designadamente em Psiquiatria, Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Saúde Oral, um Centro de Diagnóstico Integrado, com Imagiologia, Análises Clínicas, Diagnóstico Pneumológico, Reabilitação Respiratória, Reabilitação Funcional, Ginásio para a preparação da Maternidade e Observação de crianças, entre outras respostas especializadas, a que acresce a Saúde Pública, o Gabinete do Cidadão e mesmo a Direção do ACES Maia/Valongo».

No final, o edil maiato solicitou ao ministro especial atenção à população da área Maia Leste que precisa de uma unidade de saúde.

Seguiu-se a intervenção do ministro da saúde que, sob olhar atento dos presentes, demonstrou agrado por estar na Maia, referindo «precisamos fazer da agenda da promoção da saúde uma aposta no país» acrescentando «precisamos de passar das palavras aos atos para melhorar radicalmente a nossa qualidade de vida».

Manuel Pizarro não deixou de elogiar a autarquia, recordando que há 14 ou 15 anos havia uma grande falta de médicos de família e «a Maia foi o primeiro concelho do país com cobertura plena de médicos de família».

PLS Maia/ Valongo:

OS PLS são projetos cuja gestão deve ficar a cargo das Unidades de Saúde Pública, segundo as recomendações da Direção Geral da Saúde. Isto faz com que os PLS tenham uma abrangência que coincide com as ares de influência dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). No caso do ACES Grande Porto III- Maia/ Valongo as populações abrangidas são as dos municípios da Maia e de Valongo.

No que toca ao período de vigência do projeto, foi definido o período até 2025 de forma a imprimir um sentimento de proatividade e dinamismo face a um período de ação relativamente curto.

Antecipadamente definiu-se priorizar três a quatro áreas, de forma a ter um PLS focado de maneira a aumentar a probabilidade de impacto na saúde da população. As instituições foram questionadas sobre as áreas que em que pretendiam desenvolver atividade no contexto do PLS 23-25, caso fossem priorizadas. As áreas de intervenção prioritárias apuradas foram: Acidente Vascular Cerebral (AVC), demências, diabetes, obesidade e excesso de peso.

Compartilhar este post