Mais de 100 pessoas juntaram-se para consciencializar a importância dos afetos

Mais de 100 pessoas juntaram-se para consciencializar a importância dos afetos

O CLDS 4G Incluir+, no âmbito da atividade Espaço + Família, organizou a Caminhada dos Afetos, onde pretende mobilizar toda a comunidade para a importância dos afetos junto das crianças, prevenindo assim qualquer ato de violência ou mau trato infantil.

A caminhada realizou-se no dia 29 de abril, no Ecocaminho da Maia e teve início junto à Estação de Metro de Mandim, com destino à Quinta dos Cónegos. No final da caminhada, foi apresentado o espetáculo de Marionetas “Para que Servem as Mãos” (pelo Teatro de Marionetas Mandrágora), sobre o tema dos maus tratos.

Segundo Cristina Machado, coordenadora do CLDS 4G Incluir+, esta atividade insere-se no Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância «este ano optamos por desenvolver esta iniciativa, que pretende juntar a comunidade local, sensibilizando-a para a importância da prevenção dos maus tratos na infância». O projeto tem ainda como objetivos: envolver a comunidade na reflexão da temática sobre os maus tratos infantis; sensibilizar para a importância de momentos positivos em família e consciencializar para a importância dos afetos.

A caminhada «teve uma boa adesão por parte da comunidade, tivemos mais de 100 inscritos, de todas as idades».

O que é o Incluir+?

O Incluir+, Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, é um projeto promovido pela Câmara Municipal da Maia, sendo a Entidade Coordenadora a Santa Casa da Misericórdia da Maia. Trata-se de um projeto de intervenção comunitária que iniciou em Agosto de 2020 e com a duração prevista de 36 meses. 
O projeto está sediado na Antiga Junta de Freguesia de Barca, contudo a sua intervenção abrange as freguesias de Castêlo da Maia, Cidade da Maia, Moreira e Vila Nova da Telha, promovendo a inclusão social dos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovendo a mudança, tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade. 

Compartilhar este post