Maiato é candidato à Câmara Municipal do Porto
O estudante Guilherme Alexandre, de 23 anos, é o candidato do Volt à Câmara Municipal do Porto, priorizando a habitação, a mobilidade e a participação democrática dos cidadãos.
Juntou-se ao Volt em março de 2024, após cinco anos na Iniciativa Liberal (IL), «por acreditar que as ideias ecologistas e europeístas precisam de ser defendidas seriamente em Portugal sem estarem presas à esquerda ou à direita» salienta.
Em comunicado enviado às redações admite que «é extremamente frustrante que o Porto esteja atrás em termos de mobilidade suave, não só de outras cidades europeias, mas também de Lisboa, Aveiro, Covilhã e Leiria» refere o candidato, que defende o reforço da rede de ciclovias e a criação de uma rede pública de bicicletas elétricas, como já existe em Leiria.
Guilherme Alexandre refere ainda «a abordagem ao grave problema da habitação deve ser feita com pragmatismo e baseada em dados e relatórios, que são os princípios basilares da política do Volt Portugal. As soluções passam por aumento da oferta de habitação pública, gerida de forma transparente e eficiente, programas de arrendamento acessível e incentivos às cooperativas de habitação sustentável».
O candidato tem ainda como objetivos «promover uma governação participativa, assente em assembleias de cidadãos, uma plataforma digital de envolvimento cívico e políticas públicas que garantam a igualdade de género, assegurando que todas as pessoas têm voz e lugar na construção do Porto».
Guilherme Alexandre Jorge é um cidadão europeu de 23 anos, jurista, licenciado pela Fac. Direito da U.P. No seu currículo conta já com diferentes experiências nacionais e internacionais. É jovem jornalista na Eurodesk e embaixador das iniciativas de Cidadania para a Comissão Europeia. No Porto, o candidato foi vice-presidente da Sociedade de Debates da Universidade (SdDUP), coordenador do Jornal Tribuna e consultor da ShARE-UP sendo, atualmente, membro do núcleo local dos Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial.