Maiata apresenta livro sobre salas de consumo assistido

Maiata apresenta livro sobre salas de consumo assistido

Daniela Gomes tem apenas 24 anos e escreveu, recentemente, um livro sobre salas de consumo assistido, «o primeiro e único livro a ser publicado no país sobre este tema» começa por explicar a maiata.

A apresentação da obra será no dia 20 de janeiro, pelas 16h00, e terá lugar na Junta de Freguesia de S. Pedro Fins.

“Salas de consumo assistido: Visão dos profissionais da área das dependências” pretende chamar a atenção para a problemática da toxicodependência e, tal como o título indica, para a valorização destas estruturas que, segundo a autora, «são extremamente necessárias e imprescindíveis para que se possa alcançar uma população altamente estigmatizada e marginalizada, além dos benefícios que trazem em matéria de saúde pública, como a diminuição do consumo a “céu aberto” e do material de consumo abandonado».  

O presente livro encontra-se dividido em duas partes: a primeira refere-se ao enquadramento teórico e a segunda é dedicada à contribuição empírica. Após um breve enquadramento legal do consumo de drogas, indispensável para a compreensão da legislação portuguesa, o livro centra-se nas Salas de Consumo Assistido. De uma revisão exaustiva da literatura, resulta a sua definição, objetivos, serviços oferecidos, caraterísticas, disponibilidade no mundo, eficácia provada e, por fim, o caso português.

Na segunda parte, apresenta-se a investigação efetuada, tendo como objetivo principal explorar a emergência, o funcionamento e os resultados até agora conhecidos relativamente a estes serviços, através das perceções dos profissionais da área das dependências. Assim, descreve-se a metodologia do estudo, seguindo-se a apresentação e discussão dos resultados.

A jovem autora é residente na freguesia de Nogueira, onde frequentou a Escola Primária Monte do Calvário (Nogueira da Maia) e a Escola Básica e Secundária Levante da Maia. Depois licenciou-se em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa, realizando estágio na Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial do Porto.

Compartilhar este post