Maia. USF de Pedras Rubras vai acolher mais de 9.000 utentes
O presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e Emília Santos, respetivamente, visitaram esta quarta-feira, 30 de julho, as obras da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pedras Rubras, em Moreira da Maia.
A visita contou com a presença do vogal executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de São João, Vítor Leite; do adjunto da Direção Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Miguel Cabral; e do diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos, Jorge Sousa.
Participaram ainda o coordenador da atual USF de Pedras Rubras, Pedro Seabra e os presidentes das Juntas das Freguesias que vão beneficiar com o novo equipamento – Moreira, Carlos Moreira, e Vila Nova da Telha, Joaquim Azevedo.
Segundo a Câmara Municipal da Maia, a comitiva teve oportunidade de visitar a obra e inteirar-se das valências que o novo edifício vai proporcionar.
Com um total de 15 gabinetes médicos, 13 gabinetes de enfermagem, três salas de tratamento e três salas para consultas descentralizadas, «a futura unidade vai permitir alargar significativamente a capacidade de resposta, acolhendo mais 9.000 utentes» explica a Câmara Municipal da Maia e acrescenta «este investimento enquadra-se na estratégia municipal de reforço das infraestruturas de saúde primária, em articulação com a ULS S. João, respondendo ao crescimento populacional e à necessidade de melhores condições para utentes e profissionais».
Trata-se de uma obra cujo investimento ascende a cerca de 2,5 milhões de euros e a conclusão da empreitada está prevista para junho de 2026.


