Maia| Residente festeja 100 anos com família e amigos

Maia| Residente festeja 100 anos com família e amigos

Palmira Abreu celebrou as 100 primaveras, no passado sábado, dia 20 de maio, na Associação Fraternidade Missionários do Sofrimento, em Águas Santas, concelho da Maia.

José Carmo / Global Imagens

Em 2008, já viúva, Palmira decidiu reunir os filhos para lhes comunicar que queria mudar de casa e que já tinha escolhido o local para onde se queria mudar. Conheceu o Lar dos Missionários do Sofrimento devido ao trabalho que fazia à comunidade. Fazia parte de uma equipa que visitava detidos nas cadeias e doentes nos lares de idosos.

A festa do seu centenário contou com elementos da sua família, assim como da presidente e de auxiliares da Associação. O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago não quis deixar de estar também presente, felicitando a maiata pelo seu aniversário, oferecendo-lhe um ramo de flores.  

Palmira teve sete filhos, dos quais apenas três se encontram vivos e «tanto eu como o meu marido esforçamo-nos muito para conseguir educar e formar todos eles» referiu. A idosa tem ainda nove netos e seis bisnetos.

Atualmente, Palmira diz que se sente muito cansada e prefere estar recolhida no seu quarto a descansar. Passa a manhã com as restantes idosas a observar as atividades e dinâmicas realizadas no lar, porque atualmente já não consegue participar em muitas delas.

Palmira nasceu em Carrazeda de Ansiães e mudou-se para a Maia. Há cerca de 15 anos, com 85 anos deu entrada neste lar, situado em Águas Santas. Segundo a assistente social, «é uma pessoa extremamente afetuosa com toda a estrutura organizacional e muito querida entre todos».

Compartilhar este post