Maia recebe galardão ECOXXI pela 15ª vez

Maia recebe galardão ECOXXI pela 15ª vez

A Maia recebeu o galardão ECOXXI pela 15ª vez consecutiva, sendo um dos 10 municípios com a pontuação mais elevada.

Instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o projeto ECOXXI premeia as ações e políticas de sustentabilidade dos municípios. Apenas 10 municípios alcançaram um valor igual ou superior a 80 por cento dos critérios definidos. Além da Maia, obtiveram esta classificação Pombal, Torres Vedras, Braga, Águeda, Sintra, Lousã, Oeiras, Leiria, Santo Tirso.

A educação ambiental, a cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável, conservação da natureza (biodiversidade e geodiversidade) e medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia contavam-se entre os critérios analisados.

Para atribuir o galardão ECOXXI, a informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior foi avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, regozija-se com a atribuição do galardão pela 15ª vez consecutiva: “a política estratégica e transversal de sustentabilidade do município é o caminho a seguir. O contexto de pandemia foi, este ano, um dos critérios e a Maia esteve na linha da frente a nível nacional, promovendo ao longo deste ano e meio a maior e mais complexa operação municipal de sempre”.

Compartilhar este post