Maia Marques recebeu Medalha de Mérito

Maia Marques recebeu Medalha de Mérito

No dia 19 de janeiro, o Auditório Pequeno do Fórum da Maia recebeu o lançamento da “Revista da Maia” e do livro “Monges, Mosteiros e Territórios- nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”.

O evento ficou marcado pela homenagem que a Câmara Municipal da Maia decidiu fazer a Maia Marques, em virtude da sua recente aposentação. Foi no final da apresentação das duas publicações, que a autarquia entregou ao autor uma medalha de mérito do município da Maia, nos termos do regulamento municipal de atribuição de condecorações honoríficas.

Conforme a deliberação da Câmara Municipal, «o Dr. José Augusto Maia Marques é uma personalidade da Cultura e um académico maiato, que serviu o Município da Maia, enquanto técnico superior, durante 30 anos (1992-2022), desenvolvendo várias funções técnicas de âmbito cultural e de direção. (…) Assim, propomos: Que a Câmara Municipal aprove a atribuir, nos termos do Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações Honoríficas ao Dr. José Augusto Maia Marques a Medalha de Mérito do Município da Maia, pelo seu relevante contributo para o desenvolvimento cultural do Concelho da Maia e das suas gentes, enquanto docente universitário, investigador, autor, dinamizador e cidadão, a ser-lhe entregue em momento oportuno».

Esse momento decorreu no Fórum da Maia, o local onde passou grande parte dos últimos 30 anos, um local que viu crescer e afirmar-se como importante polo cultural da Maia e da Área Metropolitana do Porto.

Posteriormente, Maia Marques ofereceu um conjunto de jornais “O Pallanciano” para integrarem a coleção de periódicos da Biblioteca Municipal Dr. Vieira de Carvalho, juntamente com um manuscrito sobre o Mercado Municipal do Castêlo.

Revista da Maia:

Depois de passarmos por uma pandemia, os autores Rui Menezes, José Maia Marques, Adélio Abreu, Fernando Teixeira, Gonçalo Marques, António Pato, Joaquim Santos, Sara Lobão e Armando Tavares, decidiram agregar o número correspondente a 2021 ao de 2022, abarcando vários trabalhos que dão origem a este “número duplo”.

Nesta edição, é possível encontrar artigos sobre a Maia, indo desde a Idade Média até à contemporaneidade, dando visibilidade a trabalhos de investigação baseados em documentação histórica. Para além disto «abordamos aspetos da vida de maiatos ilustres, como Gonçalo Mendes da Maia, D. José Alves Correia da Silva ou o Doutor Vieira de Carvalho. Passamos por locais como a Rua do Sol, uma das mais caraterísticas das ruas da freguesia de Barreiros. E lembramos os 20 anos do Museu e o “Santo Preto da Maia””.

Monges, Mosteiros e Territórios – Nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira

O atual edifício da Igreja do Divino Salvador de Moreira foi “inaugurado” em 1622, no dia 3 de maio, dia da festa da Invenção da Santa Cruz. Nesse dia foi o Santíssimo mudado para a nova Igreja, com grandes festas e solene procissão, segundo nos conta o Padre Joaquim Antunes de Azevedo.

A Câmara Municipal da Maia pensou evocar esta data com a realização de um conjunto de atividades de índole cultural, abertas à população, ao longo do ano de 2022.

A 16 de novembro realizou-se o Colóquio “Monges, Mosteiros e Territórios – nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”, contando com investigadores da Câmara Municipal da Maia, da Universidade do Minho, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto Politécnico do Porto, da Confraria Queirosiana e da Leya-Educação.

As comunicações a este Colóquio são agora reunidas no presente livro, onde ainda se encontram as diferentes iniciativas realizadas pela Câmara Municipal, juntamente com a Junta de Freguesia e Paróquia de Moreira, ao longo de 2022 relacionadas com o Mosteiro – exposição de pintura, missa solene e descerramento de placa evocativa, exposição de arte sacra, vídeos sobre o Mosteiro e a finalizar o ano, o concerto sinfónico que encheu a Igreja.

Compartilhar este post