Maia. Maria Alice Pinto celebrou 100 anos com família e amigos
Maria Alice Dias Pinto celebrou esta terça-feira, 28 de maio, o seu 100.º aniversário. A data foi assinalada com a família, amigos e a comunidade da Estrutura Residencial para Idosos de Vila Nova da Telha, onde reside, há cerca de um ano.
«Estou de coração cheio» disse Maria Alice ao presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que se juntou à festa e deu os parabéns à senhora. «Com os olhos brilhantes e um sorriso aberto contava ao autarca que, de manhã, tinha estado na Praça da Alegria, programa da RTP» referiu a autarquia.
Ao longo da vida, Maria Alice construiu uma «história feita de afeto, trabalho e resiliência». Natural do Porto, recorda os tempos em que ajudava a mãe na costura e em que conheceu o marido, que morava ao fundo da sua rua «ele piscava-me o olho, e eu piscava de volta» contou, entre risos. Casaram e abriram juntos uma ourivesaria «tempos difíceis, de muito esforço, mas também de cumplicidade e conquista» disse a autarquia maiata.
Mãe de três filhas, avó de seis netos e bisavó de seis bisnetos, fala da família com orgulho e emoção «vieram todas meninas, uma atrás da outra» brincou, «mas foram sempre bem-vindas».
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, aos 100 anos, continua cognitivamente ativa, lúcida e participativa. Tem gosto por atividades manuais e criativas.
Partilhou ainda, sem hesitações, o seu segredo para a longevidade «não tomei medicamentos especiais, nem fiz penitências… só fui vivendo» e acrescenta «é pela Graça do Senhor que aqui estou».