Maia| Mais de 260 jogos em 14 instalações desportivas

Maia| Mais de 260 jogos em 14 instalações desportivas

Eixo Atlântico e a Câmara Municipal da Maia, assinalam a realização dos XIV Jogos do Eixo Atlântico, que a cidade da Maia acolhe, entre os dias três e oito de julho.  

Criado em 1995, os jogos do Eixo Atlântico realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.

Este ano, o nosso concelho é o pano de fundo desta prova que consiste numa corrida de 10 km, com uma participação de 2 400 atletas, de 28 municípios (16 de Portugal e 12 de Espanha).

Para um melhor esclarecimento sobre este assunto decorreu, no dia 13 de junho, uma conferência de imprensa que contou com Xoán Vasquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico; António Silva Tiago, presidente da autarquia; Hernâni Ribeiro e Paulo Ramalho, vereadores do Desporto e das Relações Internacionais, respetivamente, entre outras individualidades.

Foto Jornal da Maia

Hernâni Ribeiro começou por explicar no que consiste este evento, dizendo que «estes jogos têm seis modalidades, quatro coletivas e duas individuais (…) e são inclusivos, ou seja, vamos ter desporto adaptado». O vereador enumerou ainda os objetivos pretendidos com a realização desta competição, dizendo que são «a promoção do desporto e a atividade física junto da nossa população; promover o intercâmbio cultural e desportivo com todos estes jovens de municípios diferentes; reafirmar a nossa vontade de participar na construção de uma estratégia comum em algumas áreas; promover o nosso território e continuar a afirmar a Maia como uma cidade dos grandes eventos desportivos».

Ligação da Maia a Espanha por comboio até 2030

Após a intervenção de Hernâni Ribeiro, foi a vez de Xoán Vasquez Mao usar da palavra. O secretário-geral demonstrou o seu interesse pelo nosso concelho e referiu que depois dos Jogos, «os galegos vão reparar que a Maia não é só o aeroporto».

Depois de falar sobre este evento, Xoán Vasquez Mao revelou que até 2030, o nosso concelho terá ligação a Espanha através de um comboio, sendo «algo que os cidadãos precisam». O projeto já está aprovado, refere «na parte portuguesa, mas na parte espanhola ainda estamos a pressionar» e acrescenta que «Este investimento contribui para a colocação da Maia no mapa e é uma maneira de atrair galegos para este território, uma vez que só conhecem o aeroporto». Para o secretário-geral, é importante que a Maia tenha uma acessibilidade cômoda, que não dependa do carro.

No global, são mais de 260 jogos, realizados em 14 instalações desportivas.

Compartilhar este post