Maia organiza Jogos do Eixo Atlântico 2022

Maia organiza Jogos do Eixo Atlântico 2022

A Maia vai ser a sede da 14ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que se realizarão de 3 a 8 de julho do próximo ano. A entrega da bandeira à cidade organizadora decorreu na passada sexta-feira.

Na cerimónia do entregar da bandeira, Ricardo Rio, presidente da Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e edil de Braga, sublinhou que «o desporto é um dos grandes veículos de união dos povos». «É através do desporto que se consegue fortalecer relações, valorizar talentos e estimular diferentes práticas comunitárias».

Depois do evento ter sido adiado um ano, devido à pandemia, «estes jogos serão ainda mais apetecíveis», uma vez que «será uma oportunidade de reencontro», refere Ricardo Rio.

Para o autarca de Braga, o município da Maia «é um exemplo do estímulo à prática desportiva e da organização de grandes eventos desportivos e será um excelente organizador desta nova edição dos Jogos do Eixo».

António Silva Tiago afirmou que o município da Maia está pronto para abraçar este desafio, salientando que «através deste acontecimento desportivo, a Maia acolherá os seus pares em festa, celebrando a amizade e a cooperação, num clima de partilha colaborativa que carateriza o ADN das nossas gentes e das instituições que no território servem a comunidade».

Silva Tiago refere ainda que o facto de a Maia ser a sede da 14ª edição dos Jogos do Eixo traz mais-valias para o concelho, nomeadamente por «receber aqui um vasto conjunto de municípios que integram o Eixo que vão, em várias modalidades desportivas, poder relacionar-se socialmente, desportivamente e cimentar melhor todo o relacionamento político, económico e social que o Eixo Atlântico corporiza». «A realização dos jogos vai ser um hino a esta relação antiga entre o norte de Portugal e a Galiza».

Os Jogos do Eixo Atlântico destinam-se à promoção do desporto, à convivência entre os jovens e, também ao melhor conhecimento entre os cidadãos da Euro-região Galiza – Norte de Portugal. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, com uma participação de entre 1500 a 2000 atletas dos municípios e entidades membros do Eixo.

Durante uma semana os jovens atletas competem nas várias modalidades desportivas: Andebol, Basquetebol, Futebol 7, Voleibol, Atletismo, Natação e uma modalidade escolhida pela cidade que acolhe os Jogos. A Maia escolheu, para a XIV edição dos Jogos do Eixo Atlântico, o Andebol Feminino.

A idade máxima dos atletas participantes nos Jogos do Eixo Atlântico é de 16 anos, à exceção das modalidades de Atletismo adaptado e Natação adaptada, em que as idades podem ser superiores.

Além das medalhas e troféus para todas as modalidades, os Jogos visam premiar a cada, edição o fair play de todos os seus participantes, um galardão especial denominado TROFÉU JOGO LIMPO NELSON CARDOSO.

Compartilhar este post