Maia| Maiato cria pinheiros de Natal com pinhas

Maia| Maiato cria pinheiros de Natal com pinhas

Com 76 anos, Álvaro Lopes mora na Maia e é reformado na área do sector da pintura automóvel. Não gostando de estar parado, hoje em dia, dedica o seu tempo a criar novos produtos, apenas para se entreter.

No meio da prática de natação, dança e até “Tai Chi” (arte marcial chinesa), o maiato pensou, já há alguns anos, em construir pinheiros de natal produzidos com pinhas. Nos tempos livres,  Álvaro Lopes vai ao monte buscar a principal matéria prima, no entanto muitas vezes os seus amigos fazem o favor de lhe arranjar «uma carrada delas».

O trabalho envolve muito tempo e dedicação. O principal é a estrutura que suporta a “ramificação” de pinhas, depois passa por um processo de seleção do material, preparação e tratamento e duas demãos de tinta de esmalte de acabamento. O maior que fez até hoje tem três metros de altura e levou, aproximadamente, 525 pinhas, mas também os faz mais pequenos com 200, 300 pinhas.

Já expôs o seu trabalho em vários sítios, entre eles, no Fórum do nosso concelho e no Centro de Saúde da freguesia da Cidade da Maia.

Entretanto, já desenvolveu novas criações com a mesma matéria prima, como coroas de Natal para as portas e até centros de mesa.

Compartilhar este post