Maia| Jovens convidados a discutir “Juventude e Literacia Política”

Elevada taxa de abstenção ao voto e desinteresse dos jovens pela política foram alguns dos temas debatidos no Fórum Jovem Maia.

Maia| Jovens convidados a discutir “Juventude e Literacia Política”

Elevada taxa de abstenção ao voto e desinteresse dos jovens pela política foram alguns dos temas debatidos no Fórum Jovem Maia.

No passado dia 15 de abril, teve lugar no Fórum Jovem da Maia uma nova iniciativa organizada pelo Movimento de Cidadania Democrática (MCD) com o apoio da Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC).

De acordo com Carlos Magalhães, fundador do MCD, cronista do Jornal Maia Hoje e responsável pela abertura desta sessão, «convidamos jovens de partidos e jovens sem conexão partidária para discutir esta questão que preocupa, não só os jovens como os adultos, que é a questão da literacia política», disse.

Carlos Magalhães realçou ainda que «os jovens movimentam-se por causas, mas muitas vezes, quando chega o momento de votar, não estão preparados, porque não lhes ensinam nada, não têm informação para isto».

O objetivo com este tipo de iniciativas é «sensibilizar a juventude para a participação política e intervenção cívica. Já hoje, de modo geral, participam nas causas cívicas, mas politicamente têm uma intervenção menor», declarou o fundador do MCD.

Este fórum intitulado “Juventude e Literacia Política” consistiu na intervenção livre de doze oradores: Diogo Barreira (Núcleo territorial da Maia do IL), Joaquim pereira (Juventude Popular da Maia), Nuno Arada (Núcleo do Livre do Porto), Rita Araújo (Concelhia do PAN da Maia), João Dias (Concelhia do Volt da Maia), Vânia Pereira (Juventude Social-Democrata da Maia), Duarte Santos (Concelhia do BE de Valongo), Inês Azevedo (Independente da Maia), Rui Teixeira (Juventude Socialista do Porto), Sara D’Orey (Independente da Maia), Vanessa Rodrigues (Independente de Valongo) e André Monteiro (Independente de Esposende).

Cada orador teve dez minutos para falar de forma livre, uma vez que não existia «nenhuma pergunta condicionada», transmitiu-nos Carlos Magalhães. A moderação esteve a cargo de Celso Monteiro, aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro da PASC.

De um modo geral, os doze jovens oradores falaram da elevada taxa de abstenção ao voto, do desinteresse dos jovens pela política e houve ainda quem apresentasse algumas sugestões para os mais novos estarem mais informados sobre este tema e serem politicamente mais ativos.

Após as intervenções realizou-se um debate não só entre os oradores, mas também entre o público, composto por pessoas de diferentes faixas etárias, proporcionando assim uma troca de ideias entre os mais jovens e os mais velhos.

As conclusões e o encerramento estiveram a cargo de Armando Maia e Fernando Pereira, respetivamente, ambos dirigentes do MCD.

Esta sessão contou ainda com a presença dos ex-presidentes da Câmara Municipal do Porto, Nuno Cardoso, e da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, com Anabela Castro, técnica coordenadora do Grupo de Trabalho da Juventude na Área Metropolitana do Porto e ainda com Cláudio Gonzaga, presidente da FAPEMAIA (Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho da Maia).

Joana Sousa e Silva, trainee
Bruna Pinto Lopes, jornalista

Compartilhar este post