Maia| José Lopes inaugura décima exposição de fotografia
O maiato, José Lopes, inaugurou no passado sábado, um de fevereiro, a sua décima exposição de fotografia “Diferentes formas de… amor”, no Maia Welcome Center.
«Fizeram-me o convite, escolheram o tema e perguntaram se eu achava bem. Concordei porque confio neles plenamente» referiu o fotógrafo ao Jornal da Maia, explicando o procedimento «enviei fotos baseadas no amor, mas no fundo quero demonstrar a minha paixão pela fotografia».
A exposição que apresenta algum do trabalho que o fotógrafo tem vindo a desenvolver desde que se aposentou, capta a essência de muitas formas de amor: o amor pela natureza, pelas viagens, pelas paisagens, pelos monumentos, pelas pessoas e muito mais.
A inauguração contou com a presença da vice- presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos; do presidente da Assembleia Municipal da Maia, António Bragança Fernandes; do vereador do desporto, Hernâni Ribeiro; do vice- presidente da CCDR-N, Paulo Ramalho; do presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Carlos Moreira e, em representação da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, Eugénio Teixeira.





José Gonçalves Pereira Lopes nasceu em 1958, na Maia e sempre teve uma grande paixão pela fotografia. No entanto, só quando se reformou é que teve oportunidade de se dedicar a esta arte.
Durante os seus passeios de bicicleta, o maiato aproveita sempre para tirar umas fotografias, motivo pelo qual os seus amigos colocaram-lhe o nome de “fotógrafo jornalista” «porque eu sempre que ia andar de bicicleta levava a máquina e parava para fazer fotografia (…) perdia mais tempo a tirar fotografias do que a andar de bicicleta» referiu José Lopes.
Desde a sua primeira exposição em 2016, “Reflexos do Douro e Trás-os-Montes”, tem exposto regularmente e participado em diversas mostras, colaborando também com outros fotógrafos. Faz da fotografia um passatempo e aprendeu de forma autodidata as técnicas e enquadramentos.
Ao longo do seu percurso, José Lopes participou em nove exposições, em locais como o Museu Municipal de Mirandela (2016), o Auditório Municipal de Vila do Conde, o Fórum da Maia, entre outros.
Além disso, lançou o livro “Um Olhar e um Poeta”, publicado pela Chiado Editora, que combina as suas fotografias com poemas seus e de alguns amigos.
José Lopes acredita que a verdadeira essência da fotografia está no momento capturado, e é através da paixão e da experiência diária que aprendeu a arte de fotografar. Para ele, «o momento e a paixão que sentimos ao pressionar o ‘click’ são únicos e não se repetem».






