Maia. Ivete Lopes celebrou 108 anos de vida
Celebração contou com presença de familiares, colaboradores da instituição e do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que se juntou ao momento com palavras de reconhecimento e a entrega simbólica de um ramo de flores.

Ivete do Céu Lopes comemorou, esta quinta-feira, 12 de junho, o seu 108.º aniversário num ambiente marcado pela «emoção e reconhecimento» realizada na Residência Sénior onde atualmente vive, em Vila Nova da Telha.
Natural de Mogadouro, Ivete Lopes, foi uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e foi aluna de Egas Moniz.
Após concluir os estudos, regressou à terra natal para iniciar a sua carreira, onde trabalhou ao lado de um médico mais velho.
Na década de 1950, a vida levou-a por outros caminhos. Conheceu o marido, delegado do Ministério Público, durante uma autópsia na qual colaborava. Casaram e, acompanhando a carreira do esposo como juiz, viveram em diversas cidades até se fixarem no Porto, onde criaram uma família marcada pelo espírito de serviço público.
Segundo o filho, Augusto Vítor Fernandes, Ivete manteve ao longo da vida uma lucidez e vitalidade notáveis «com 105 anos, mexia-se, falava e recordava factos com nitidez» tendo exercido medicina até integrar os serviços médicos sociais, nomeadamente no Centro de Saúde do Carvalhido, onde era amplamente reconhecida pela sua competência e humanidade «tinha uma relação próxima com os pacientes e nunca deixou de mostrar interesse pela vida, pela medicina e pelas pessoas» recorda.
Mãe, avó e bisavó dedicada, Ivete inspirou muitos dos seus descendentes a seguir a medicina «mantendo vivo o seu legado de serviço e cuidado ao próximo» refere a Câmara Municipal.
«A entrega simbólica de um ramo de flores por parte do presidente da Câmara foi um gesto de reconhecimento por uma vida cheia de significado, marcada pela generosidade, pelo saber e pelo exemplo. António Silva Tiago congratula-se com esta longevidade feliz e ativa» terminou por dizer a autarquia.