Maia é uma das 12 cidades portuguesas selecionadas para o “Inova Juntos”

Maia é uma das 12 cidades portuguesas selecionadas para o “Inova Juntos”

“Inova Juntos” promove a cooperação com municípios do Brasil e de outros países da América Latina.

O Município da Maia foi uma das 12 cidades portuguesas selecionadas para o projeto internacional “Inova Juntos”, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros (CNM) e que conta com a parceria, em Portugal, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e da Associação Oficina, sendo financiado pela Comissão Europeia através da EuropeAid.

Esta é uma Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade, que pretende identificar as melhores práticas de gestão dos territórios e criar um espaço de cooperação que permita a partilha e a socialização entre decisores políticos e quadros técnicos das instituições.
A Maia candidatou-se ao cluster temático “Cidades verdes e mudanças climáticas” com o projeto “Estratégia Local, Mudança Global – A Maia pelo Clima”, que integrou ações de comunicação, divulgação e sensibilização sobre os riscos associados às alterações climáticas, reforçando o conhecimento nesta área, no sentido de alterações comportamentais com vista à adaptação aos riscos associados ao fenómeno.

Além da Maia, foram ainda escolhidos para integrarem o projeto de cooperação com o Brasil os municípios de Lisboa, Oeiras, Coimbra, Cascais, Guimarães, Valongo, Lagos e Olhão.

O projeto “Inova Juntos” tem o objetivo de promover a cooperação entre municípios de Portugal, do Brasil e de outros países da América Latina, fortalecendo o desenvolvimento urbano integrado através de políticas locais de inovação, contribuindo, assim, para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas.

Compartilhar este post