Maia é o maior exportador da AMP e o terceiro da zona Norte

Maia é o maior exportador da AMP e o terceiro da zona Norte

As exportações do Norte aumentaram, pela primeira vez, após a pandemia. O concelho da Maia é o maior exportador da Área Metropolitana do Porto (AMP), com um aumento de 16% em exportações de bens no primeiro trimestre deste ano, e é um dos que apresenta melhores resultados em relação ao desemprego.

Segundo o último relatório trimestral “Norte Conjuntura”, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que ausculta as tendências da evolução económica na Região, as exportações de bens do Norte aumentaram 3,4% no primeiro trimestre de 2021, resultado de uma recuperação que se tem vindo a observar há três trimestres consecutivos.
O concelho da Maia, maior exportador da Área Metropolitana do Porto e terceiro da região Norte, registou um aumento das exportações de bens em 16% no primeiro trimestre deste ano, tendo «contribuído decisivamente para a evolução positiva global da AMP».
A acompanhar estes «bons resultados», foi atingido uma «marca histórica» de 500 mil cidadãos empregados com ensino superior concluído. Em comparação com os mesmos três primeiros meses do ano passado, registou-se um aumento de mais de 11,5%, o que «gerou, em termos líquidos, 51 500 empregos para trabalhadores com o ensino superior».
Apesar deste feito, a taxa de desemprego do Norte aumentou de 7,2 por cento para 7,4 por cento entre o 4º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021, uma «evolução em contraciclo com a redução de 7,3 por cento para 7,1 por cento observada em Portugal».
O aumento do desemprego deveu-se á redução de 25,5% da população empregada em hotelaria, restauração e similares, «o espelho deste agravamento», no primeiro trimestre de 2021 face ao mesmo período do ano passado. Assim, foram eliminados 19 100 postos de trabalho. Tudo isto advém da falta de turistas, de hóspedes e de dormidas.
No entanto, a Maia mostrou resultados satisfatórios. No primeiro trimestre de 2021, o concelho apresentou resultados acima da média (42,8%), enquanto que no período homólogo do ano passado a taxa de desemprego era de -17%.

Compartilhar este post