Maia dá mais um passo rumo à sustentabilidade

Maia dá mais um passo rumo à sustentabilidade

Município de Maia é o primeiro da Região Porto e Norte a aderir à Plataforma da Sustentabilidade – Biosphere Sustainable Lifestyle.

A Quinta dos Cónegos recebeu no passado sábado, dia 26 de fevereiro, a apresentação da plataforma de sustentabilidade da BIOSPHERE. O evento contou com a presença da Região de Turismo do Porto e Norte e cerca de 20 operadores locais.

O nosso município é o primeiro Destino da Região Porto e Norte de Portugal a lançar a agenda da sustentabilidade para todas as empresas e entidades do concelho, que atuem ou não no setor do turismo. Através da plataforma “Biosphere Sustainable Lifestyle”, um sistema que apresenta o nível real de sustentabilidade de qualquer entidade, envolve os colaboradores e cria conexão com os clientes. Todas as entidades do município poderão aderir gratuitamente à Agenda da Sustentabilidade, alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Programa 2030 das Nações Unidas.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal da Maia, a plataforma digital é de fácil utilização e intuitiva, permitindo a todas as entidades /operadores do concelho desenvolver e executar o seu Plano de Sustentabilidade e aceder à Certificação Biosphere sem quaisquer custos associados. Este programa é especialmente relevante para que as empresas do setor do turismo possam alicerçar a sua estratégia de retoma, sobretudo para o Alojamento Local que tem como desafio aderir a selos de certificações nesta área até ao final deste mês de 2022. Na Plataforma Biosphere, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são traduzidos em ações e atividades concretas e tangíveis, que facilitam a monitorização do caminho da sustentabilidade para as entidades e, ao mesmo tempo, criam um ambiente interativo de boas práticas. Aqui poderão encontrar-se cerca de 400 propostas de atividades, sendo que cada que entidade poderá escolher para implementação as que mais se adequam à sua tipologia, dimensão e posicionamento.

Para a Câmara Municipal, a estratégia de turismo do concelho está fortemente alinhada com o desenvolvimento sustentável, daí esta ser uma ferramenta fundamental para permitir aos agentes do território estarem em sintonia com a estratégia do município, criando assim uma atuação com mais eficiência coletiva.

O que é a Biosphere?

A Biosphere Responsible Tourism é um acelerador de sustentabilidade, através da aplicação de um conjunto de referenciais e normas internacionais para o turismo sustentável, estando reconhecida pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável.

Compartilhar este post