João Paulo Magalhães apresenta obra na Feira do Livro da Maia
“O Caminho para a Liberdade” é uma reflexão sobre identidade, desigualdade e desenvolvimento a partir da Guiné-Bissau.
O maiato, João Paulo Magalhães, apresenta esta noite, 9 de julho, pelas 21h30, na Feira do Livro da Maia, a sua mais recente obra, “O Caminho para a Liberdade”.
O livro conduz o leitor por duas viagens complementares que têm início na Guiné-Bissau, uma geográfica e outra profissional, mas ambas intelectuais.
A narrativa segue dois protagonistas que nunca se encontram, mas cujos percursos se tocam simbolicamente: Maria, uma jovem portuguesa em busca das suas raízes guineenses, e o próprio autor, que parte para a Guiné-Bissau em contexto profissional, num esforço de cooperação para o desenvolvimento.
Nestas viagens exploram-se a elevada riqueza cultural, social e ambiental e, ao mesmo tempo, a enorme pobreza, instabilidade política e baixo desenvolvimento económico, numa evolução que não converge com as realidades do mundo.
Várias são as aventuras descritas que levam ambos a caminhar a perceção da diferença e na esperança de maior liberdade individual e social no século XXI.
João Paulo Magalhães é médico especialista em Saúde Pública, atualmente doutorando na área de Políticas Públicas e Desigualdades na União Europeia. Exerceu funções de epidemiologista na Direção-Geral da Saúde, de adido para a saúde na Missão Portuguesa junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, e de assessor político no Gabinete do Ministro da Saúde de Portugal.