Iniciativa Liberal Maia apresenta candidatos às autárquicas
No passado dia 26 de julho, a Iniciativa Liberal Maia apresentou publicamente os seus candidatos à Câmara Municipal da Maia, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia. A cerimónia decorreu na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, num dia marcado pelo calor e pela presença de apoiantes e curiosos.

António Fonseca tem 47 anos, é Consultor Técnico Automóvel e de Sinistros há mais de 25 anos e é agora candidato à presidência da Câmara Municipal. Afastou-se da política aos 26 anos para se focar na vida pessoal e profissional. É membro da Iniciativa Liberal desde 2021 e em 2023 foi eleito coordenador do núcleo da Maia, reeleito em 2025. Agora, com espírito de missão, propõe uma alternativa liberal para a Maia- mais próxima, transparente e preparada para o futuro.
«Os maiatos devem votar na Iniciativa Liberal porque somos uma alternativa. Defendemos melhor habitação, menos impostos e mais mobilidade» disse, acrescentando «a Maia não pode ser apenas um local luxuoso para viver. Tem de ser um local onde é possível viver com qualidade. Queremos que os jovens permaneçam e que os idosos tenham condições de circular no concelho» explica o coordenador ao Maia Hoje, os motivos que o levam a encabeçar esta candidatura.
Segundo o candidato, o município deve ambicionar estar presente nos rankings que realmente interessam aos cidadãos «vivemos numa Maia que está no topo de alguns rankings, mas não no da mobilidade, nem nos da habitação e dos impostos. E é aí que queremos marcar a diferença».

© Mário Rui Monteiro
Nuno Gomes, cabeça de lista à Assembleia Municipal, reforçou o carácter de cidadania ativa da candidatura liberal «queremos envolver os cidadãos na ação política, garantir que estão atentos às decisões do município antes que seja tarde. É fundamental garantir transparência e acesso à informação para todos» sublinhou. O candidato alertou ainda para o desequilíbrio entre o investimento em eventos e a resposta aos problemas estruturais «durante o verão fazem-se muitos eventos, mas há uma incapacidade em resolver problemas do dia a dia que afetam seriamente os cidadãos».
Tem 49 anos, vive na Maia há mais de 6 anos e é Tech Lead numa multinacional dos Países Baixos. Com formação em Automação Industrial e Engenharia Informática, é membro da Iniciativa Liberal desde 2021 e vice-coordenador do núcleo da Maia. Defende uma política transparente e eficaz, com foco na mobilidade, habitação e qualidade de vida. Acredita que a liberdade se protege com educação, verdade e proximidade com os cidadãos.

© Mário Rui Monteiro
A apresentação incluiu também os candidatos às principais Juntas de Freguesia do concelho.
Nuno Oliveira e Sá é candidato à Junta de Freguesia Cidade da Maia. Tem 27 anos, é natural e residente na Cidade da Maia. Licenciado em História (FLUP) e a concluir o Mestrado em Relações Internacionais, tem percurso ativo no associativismo jovem e experiência profissional como comercial. Membro da Iniciativa Liberal desde 2022, diz candidatar-se «para dar voz a uma nova geração de maiatos» e «defende uma Maia mais responsável, transparente e ambiciosa».
Luís Mateus Reis candidata-se a Águas Santas. Tem 26 anos, é administrador de Sistemas Informáticos, com experiência numa startup de Inteligência Artificial e numa empresa de comércio online sediada na Maia. Natural de Águas Santas, tem formação na área das Tecnologias de Informação e dá explicações de Matemática e de Físico-Química. Foi membro fundador e voluntário do Instituto +Liberdade e participou na organização política estudantil Students For Liberty Portugal. Atualmente é Secretário da Iniciativa Liberal da Maia.
Miguel Cardoso concorre à Junta de Freguesia de Moreira. Tem 49 anos e é pós-graduado em Administração de Empresas pela Porto Business School. Consultor sénior em Transformação Digital, há mais de 15 anos implementa processos e tecnologias mais eficientes em empresas e instituições públicas. Liberal convicto, despertou para a política ao enfrentar a burocracia e carga fiscal como empreendedor. Defende uma Maia mais ágil, com mérito, inovação e melhor qualidade de vida.
Já para a Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, a Iniciativa Liberal apresenta Pedro Maia Neves. Médico de 31 anos, nascido e residente no Castêlo da Maia, é mestre em Medicina pela FMUP e exerce no Hospital de Santo António. Ex-Vice-Presidente da AEFMUP, está a complementar formação em Gestão em Saúde na FEP. Membro da Iniciativa Liberal desde 2022, quer dinamizar e modernizar o Castêlo da Maia. Acredita numa vila mais ativa, inovadora e com melhores serviços.

© Mário Rui Monteiro

© Mário Rui Monteiro

© Mário Rui Monteiro