GNR celebram 40 anos de carreira no North Music Festival

GNR celebram 40 anos de carreira no North Music Festival

Banda de Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão vai atuar no mesmo dia dos headliners internacionais The Script e The Waterboys.

“É a pronúncia do Norte / Corre um rio para o mar”. Estas são as palavras que marcam um dos maiores êxitos dos GNR. No ano em que assinalam 40 anos de uma longa carreira, recheada de sucessos, a banda que marcou a história do rock português regressa à cidade que a viu “nascer” para um concerto inesquecível no palco com vista privilegiada para o rio Douro: o do North Music Festival (NMF). Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão têm “encontro marcado” com os festivaleiros já a 2 de outubro, na Alfândega do Porto, dia que ficará marcado, também, pela presença dos headliners internacionais The Script e The Waterboys. Relembre-se que a quarta edição do evento arranca a 30 de setembro.

Grupo Novo Rock, mais conhecidos por GNR. Considerada uma das bandas impulsionadoras do “boom” do rock português, o grupo portuense é responsável por clássicos que atravessam gerações e que marcam a história da música portuguesa das últimas décadas, como é o caso de “Dunas” (1985), “Efectivamente” (1986), “Sangue Oculto (1992) ou “Popless” (2000). Desde a sua formação, no início da década de 80, os GNR contam já com mais de uma dezena de álbuns, dos quais se destacam “Psicopátria” (1986), “Valsa dos Detectives” (1989) ou “Rock in Rio Douro” (1992) – sendo que este último não só conquistou quatro discos de platina, como também foi responsável por “encher” dois estádios de futebol, fazendo dos GNR a primeira banda portuguesa a atuar nestes espaços desportivos. 

A confirmação dos GNR no NMF surge uma semana após o anúncio dos cabeças-de-cartaz para o segundo dia de evento, 1 de outubro, os OneRepublic. A receção dos festivaleiros, a 30 de setembro, para uma edição inédita de três dias, fica a cargo dos Deftones, Moonspell, PAUS, Bizarra Locomotiva e Paraguaii. Para além da música no palco principal, o evento – a cargo da promotora Vibes & Beats – vai, ainda, contar com muita animação no palco sunset (com DJ) e nas jam sessions. O NMF procura ainda proporcionar, paralelamente, uma experiência única, contando, também, com passeios de barco com um DJ, street food e winegardens. O bilhete diário tem o valor de 50 euros e o passe geral, em pré-venda limitada, 90 euros, estando ambos disponíveis nos locais habituais e no site do evento (https://northmusicfestival.seetickets.com/).

Acrescente-se, ainda, que nesta quarta edição do NMF já vai ser possível usufruir das vantagens do Certificado Digital. Recorde-se que a organização do festival tem estado em constante articulação com a Direção-Geral da Saúde, Governo, autoridades locais e todas as entidades competentes, com o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança para a realização do evento. A promotora está a receber consultoria de uma entidade privada de saúde, que tem apoiado a tomada de decisões baseadas na evidência e na avaliação de dados.

Compartilhar este post