Garagem de maiato é museu de Capelas, Igrejas e Mosteiros

Garagem de maiato é museu de Capelas, Igrejas e Mosteiros

© Jornal da Maia- Márcia Matos

David Freitas tem 78 anos e é natural da Vila de Moreira. Esteve vários anos a trabalhar em Angola como construtor civil, regressando a Portugal em 2015, altura em que começou a trabalhar como artesão. É casado há 57 anos e tem dois filhos e três netos.

Sem nada para fazer, o maiato decidiu aventurar-se na construção de edifícios religiosos usando o moto esmeril, uma ferramenta manual de pequeno porte usada na construção civil. Todas as Igreja e Capelas são construídas com madeira maciça e esculpidas detalhadamente, sendo cada peça cuidadosamente trabalhada à mão.

Com a ajuda da sua neta, que fotografa cada edifício, o artesão analisa todos os ângulos para que o trabalho final fique o mais próximo da realidade.

Começou pela Capela Santo António da Guarda, em Moreira, mas não correu como esperado «não estava ao meu gosto, principalmente porque o telhado não era tão a pique». Apesar deste contratempo, Freitas não desistiu, apresentando uma outra com santos e iluminação no interior.

Ao visitar a sua garagem, local onde guarda todos estes trabalhos, reparamos na quantidade de Igrejas e Capelas que a preenchem e só não faz mais porque não tem espaço para as expor. No total existem 18, correspondendo a todas as freguesias e ex- freguesias do concelho da Maia.

Observando o espaço, destacam-se outros monumentos como os Mosteiros de Águas Santas e Leça do Balio, dois dos seus favoritos e os que demoraram mais a serem finalizados, demorando cerca de três semanas.

Terminadas as Igrejas e Capelas maiatas, Freitas pretende finalizar o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, no entanto faltam-lhe fotografias das laterais e das traseiras. Sensibilizados, a equipa do Maia Hoje decidiu oferecer as imagens para que possa desenvolver o resto do trabalho.

Todos os anos, durante a Festa de Santo António da Guarda, David Freitas abre as portas de sua casa para divulgar o seu trabalho «recebo muitos visitantes e as pessoas adoram».

Compartilhar este post