Fundação Gramaxo inaugura duas exposições no próximo sábado
A Fundação Gramaxo inaugura no próximo sábado, dia 20 de setembro de 2025, pelas 15h, duas novas exposições com curadoria de Maria de Fátima Lambert.
A mostra coletiva “Vasos Comunicantes II — Inventar Sinais | Rever Olhares” dá continuidade ao ciclo iniciado com “Vasos Comunicantes — Olhar Escritas | Ler Imagens”.
De acordo com a Fundação Gramaxo, o público terá acesso, pela primeira vez, a obras da Coleção Fernando Aguiar e da Coleção Norlinda e José Lima «esta última considerada uma das mais relevantes coleções privadas de arte contemporânea em Portugal, reunindo cerca de 1300 obras de 250 artistas portugueses e 230 artistas internacionais».
No âmbito da correspondente programação vídeo, assinale-se a cedência de obra em depósito na Fundação de Serralves/Museu de Arte Contemporânea. A exposição volta a contar com a colaboração da Galeria Pedro Oliveira e da Galeria Graça Brandão, «que enriquecem este diálogo entre criadores, colecionadores e público» acrescenta a Fundação Gramaxo.
Em paralelo, no grande salão, inaugura-se a exposição individual de Carlos Carreiro, intitulada “Quando a Cor Entrou na Família”, onde o artista pretende transportar o público para universos simbólicos através de personagens singulares e paisagens surrealistas de vibrante expressão cromática.
As exposições estarão patentes de 20 de setembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.