Francesa Saint-Gobain inaugura novas instalações em Folgosa

Francesa Saint-Gobain inaugura novas instalações em Folgosa

A 17 de maio, Folgosa viu nascer uma unidade produtiva de abrasivos de alta qualidade.

Fernando Oliveira, gerente desta nova unidade menciona que «em 2008, a empresa torna-se centro de conversão de lixas da Iberia e em 2014 é nomeada o centro de conversão de abrasivos técnicos “não tecidos” (Non Woven), para toda a Europa. Somos neste momento a única empresa da Europa nesta transformação. Também temos o centro europeu de especialidades, única empresa do grupo, de abrasivos na europa a fazer isso. Agora em 2023 temos um crescimento aqui, não só de área, mas também a introdução de uma linha de produção, pois até agora só fazíamos a conversão. Permite-nos introduzir uma produção que se centra em produtos não tecidos, abrasivos de alta qualidade, para preparação e acabamento de superfícies».

Pedro Busto, Diretor Geral Abrasivos Ibéria​, explicou ao Maia Hoje o porquê das novas instalações «porque temos experiência no produto que fabricamos e porque Folgosa é um centro estratégico para nós. Há uma grande competência tecnológica e de recursos humanos aqui (…), e queremos desde este local, servir todo o mercado europeu, com produtos de alta tecnologia».

Numa visita às instalações, pudemos perceber a dimensão do espaço, construção bruta de 8.000m2 num terreno de 18.700m2 e as condições de segurança e sustentabilidade.

«Há muitos segredos nesta fábrica e alguns podem ver-se, é o exemplo dos painéis fotovoltaicos, mas também fazemos reciclagem de produtos e somos uma empresa única no mundo, que evita emissões de fumo de produtos orgânicos para a atmosfera e queimamos, de forma a que no final consigamos apenas CO2, com uma tecnologia única no mundo» aditou ainda o diretor Ibérico, não deixando de referir que «a empresa Saint-Gobain reúne a tecnologia e a história de 350 anos, propondo soluções inovadoras. Tem 67 fábricas no mundo e cerca de 10 000 colaboradores, com muitos mercados a servir e a crescer. Na Maia, esta fábrica cria 20 postos de trabalho».

No final foi descerrada a placa inaugurativa, com a presença de Pedro Busto; de Fernando Oliveira e de José Martos, este último, CEO da Saint Gobain Portugal; de António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia e de Vítor Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Folgosa, acompanhados também por funcionários da empresa.

Compartilhar este post