Fórum da Maia recebe UIVO 15 dedicada ao tema “Como seria o Mundo (s)em guerra?”
A 15.ª edição da UIVO- Mostra de Ilustração da Maia inaugura na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, às 21h30, no Fórum da Maia, convidando o público a refletir sobre um tema urgente: “Como seria o Mundo (s)em guerra?”. O evento, promovido pela Câmara Municipal da Maia e com curadoria de Cláudia Melo, recusa a banalização da violência e desafia a imaginar outros possíveis mundos onde a paz seja horizonte e prática.
A UIVO 15 ocupará as galerias do Fórum da Maia e estender-se-á ao espaço público exterior, reunindo 40 artistas nacionais e internacionais que exploram diferentes abordagens à ilustração contemporânea. A mostra mantém o seu carácter anual e procura, mais uma vez, estimular o debate sobre questões da atualidade através da criação artística.
Entre os destaques está a residência artística “The Children’s Dreams”, que decorre de 11 a 14 de dezembro. O artista palestiniano Fuad Alyamani desenvolverá um projeto que cruza o seu percurso visual com a criatividade de crianças e jovens dos 10 aos 18 anos. Partindo da perceção de diferentes realidades- da guerra à paz- esta residência irá transformar algumas paredes da UIVO 15 num espaço vivo de encontro, onde a arte se converte em território partilhado e diálogo.
A partir de 12 de dezembro, estará também patente uma instalação tridimensional do coletivo 3 Pontos… (Ricardo Gonçalves, Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa), centrada na tensão entre guerra e paz. No exterior, o público encontrará os cartazes de artistas ucranianos da campanha “Stand with Ukraine” e ilustrações do estúdio Aza Nizi Maza, reconhecido por transformar o seu espaço criativo num abrigo durante a guerra, dando voz às crianças em contexto de conflito.
No interior do Fórum da Maia, a Casa da Democracia surge como um refúgio simbólico. No momento da inauguração, o ator Pedro Lamares protagonizará uma performance subtil, evocando a persistência da esperança mesmo nos cenários mais sombrios.
O Mercado da Ilustração regressa ao Café Concerto do Fórum da Maia entre 12 e 14 de dezembro, reunindo editoras e ilustradores como Bartłomiej Kiełbowicz, Amanda Baeza, Cátia Vide, Helena Sá, Carolina Monteiro, Fabricia Melo, Vitoria Silis (MIEI) ou o IPCA. Haverá ainda venda de livros e ilustrações, oficinas para crianças e jovens por Núria Tomàs Mayolas e Angelina Pereira; a “hora do conto” com Carina Novo; o lançamento do livro “Natália” com a ilustradora Eva Evita e uma masterclass e workshop conduzidos por Isidro Ferrer, referência maior da ilustração e do design espanhol.
Fora de portas, a mostra espalha-se pelo concelho num “Uivo que espalha Amor”, com mais de 100 cartazes criados por estudantes do ensino superior. Na Praça do Fórum da Maia, estarão expostas 11 ilustrações produzidas por alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola Superior de Educação- IPPorto, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Universidade Lusófona do Porto. As paredes exteriores do Fórum acolhem ainda quatro grandes ilustrações do artista mexicano David Álvarez.
No dia 14 de dezembro, Isidro Ferrer volta a ser destaque com uma masterclass e workshop, reforçando o caráter formativo do evento.
A curadora Cláudia Melo, diretora artística independente com experiência desde 2012 em projetos públicos e privados, orienta a UIVO desde 2019 e volta a imprimir à mostra uma visão que cruza arte, contemporaneidade e responsabilidade social.
«Esta edição afirma a ilustração como um ato de resistência, diálogo e comunidade, celebrando 15 anos de atividade contínua na Maia» diz a Câmara Municipal da Maia.


