Fórum da Maia acolhe abertura da Capital Europeia do Voluntariado 2026
No próximo dia 30 de janeiro, às 21h, o Fórum da Maia será o palco da Cerimónia de Abertura Oficial da Maia- Capital Europeia do Voluntariado 2026.
A Maia conquistou este título internacional em novembro passado, numa cerimónia em Trento (Itália), após superar as candidaturas de Ballina (Irlanda) e Rzeszów (Polónia).
«A distinção, atribuída pelo Centro Europeu do Voluntariado (CEV), reconhece o compromisso exemplar do município em promover sociedades mais justas e inclusivas através do serviço comunitário» diz a Câmara Municipal da Maia em comunicado.
Segundo a autarquia, esta vitoria sustentou-se no trabalho de proximidade desenvolvido pelo COMPROMISSUM- Centro de Voluntariado da Maia.
«Este centro tem sido o elo vital entre cidadãos e oportunidades de serviço, focando-se na capacitação de agentes locais e no desenvolvimento de projetos que respondem diretamente às necessidades da comunidade maiata».
Ao longo de 2026, a Maia será o epicentro europeu da cidadania ativa, com o objetivo de: celebrar e reconhecer o impacto dos voluntários locais; inspirar outros municípios europeus a fortalecerem as suas redes de solidariedade; potenciar parcerias entre o poder local e organizações promotoras de voluntariado.



