Festival Internacional de Banda Desenhada arranca hoje, na Maia
Entre 23 e 25 de maio, a cidade da Maia recebe a terceira edição do Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada.
O evento, com curadoria da cooperativa editorial A Seita, realiza-se no Fórum da Maia e conta com uma programação que pretende celebrar o talento nacional e internacional nesta área artística.
Durante três dias, o festival oferece exposições, lançamentos editoriais, conversas com autores, sessões de autógrafos, mercado do livro, cosplay, jogos, dança, animação e muito mais.
Entre os convidados internacionais confirmados estão nomes de referência do universo dos comics e da banda desenhada europeia:
– Brian Azzarello, autor de títulos icónicos como 100 Bullets e de histórias marcantes de Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha, no âmbito da celebração dos 90 anos da DC Comics;
– Stephanie Phillips, reconhecida pelo seu trabalho em personagens como Harley Quinn e Mulher-Maravilha, que se destacou primeiro no circuito independente;
– Kim, nome incontornável da banda desenhada espanhola e presença habitual nas publicações nacionais, que terá uma exposição e lançará uma obra inédita durante o festival.
A programação inclui ainda a presença de diversas entidades e coletivos:
– Apresentações de dança K-pop e cosplay, em parceria com Aniplay Porto, Hari Machibari e MJ Dance Classes;
– Demonstrações de jogos de tabuleiro e roleplay, com o apoio dos Boardgamers do Porto e da associação Quebra-Dados;
– Sessões de desenho ao vivo com os Porto Urban Sketchers;
– Atividades interativas com a colaboração da Rebel Legion, inspiradas no universo Star Wars.
O festival contará também com sessões de cinema e workshops para todas as idades: oficinas infantis durante as manhãs de fim de semana e iniciativas dedicadas ao público adulto na sexta-feira à noite.
Programa:







