Festival de Folclore Infantil destacou tradições de Portugal e Espanha

Festival de Folclore Infantil destacou tradições de Portugal e Espanha

O Grupo Folclórico Infanto-Juvenil de S. Pedro Fins realizou o IV Festival de Folclore Infantil, que contou com a presença do Rancho Folclórico da Murgeira (Mafra- Estremadura); do Rancho Infantil e Juvenil os Herdeiros de Travanca (Santa Maria da Feira- Douro Litoral Norte) e da Escuela Provincial de Danza Xaquin Lorenzo (Orense- Galiza- Espanha).

Debaixo do sol e numa tarde calorenta, os grupos e a população reuniram-se na Praça Lúdica de S. Pedro Fins- espaço requalificado e vencedor da subcategoria ” Requalificação e Conservação do Património” pela Lisboa Awards Group- para uma cerimónia protocolar.

Nesta cerimónia estiveram presentes Raquel Azevedo Freitas, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins; Luís Gonçalves e Domingos Sousa, secretário e tesoureiro da Junta, respetivamente; Emília Santos, vice-presidente e José Eduardo Azevedo do departamento de cultura da Câmara Municipal da Maia, respetivamente, e Domingos Areais, pároco de S. Pedro Fins, entre outros.

Seguiu-se o desfile etnográfico pela Avenida de S. Pedro Fins, até ao Adro da Igreja, local onde decorreu o Festival de Folclore e que contou com a presença de muitos fregueses.

Segundo Raquel Azevedo Freitas, «hoje celebramos o património imaterial, que são as culturas e as tradições de cada um (…) de facto não somos iguais e é nesta diversidade que nos tornamos mais ricos e nada melhor do que ser através das crianças».

Sobre o Grupo Folclórico Infanto-Juvenil de S. Pedro Fins

Foi fundado a 20 de outubro de 2017 com o intuito de representar as tradições e costumes da freguesia de S. Pedro Fins e, por sua vez, os costumes e tradições do concelho da Maia. Já decorrido o ano 2021, fundou-se oficialmente a associação “Núcleo Folclórico Infanto – Juvenil de S.Pedro Fins” que gere este grupo folclórico.

A região de S. Pedro Fins, pertence atualmente à divisão etnográfica do Douro Litoral Norte, tendo já pertencido à região de entre Douro e Minho (até 1832) e à região Douro (até 1936).

Este grupo surge depois de Alvarinho Sampaio, antigo presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, desafiar o grupo de jovens folcloristas, com ligações longínquas ao folclore maiato. Foram seus fundadores Raquel Azevedo Freitas; Verónica Sofia Azevedo; André Pinto; Vânia Alves e Tiago Costa todos ex-elementos de grupos folclóricos, e Domingos Sousa.

Atualmente o grupo conta com cerca de 20 dançadores, com idades compreendidas entre os 2 e os 18 anos, sendo acompanhado por uma tocata constituída por acordeão, viola, cavaquinho, bandolim, bombo, ferrinhos e reco-reco.

Apresenta ao seu público as principais brincadeiras que se realizavam no passado, assim como, algumas modinhas infantis da mesma altura.

Realiza anualmente o seu festival de folclore infantil durante o mês de maio, tendo já atuado por duas vezes no programa “Praça da Alegria” da RTP1 e em variadas festas, romarias e festivais por este país fora.

Apresenta como principal desafio a motivação e capacitação das crianças para a preservação da cultura e das tradições.

Compartilhar este post