FC Porto apresenta maquete da academia

FC Porto apresenta maquete da academia

FC Porto apresenta maquete da academia em dia de anúncio de abandono de Fernando Gomes.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de março, o FCPorto agendou uma cerimónia para apresentação da maquete da nova Academia, projeto da autoria do arquiteto Manuel Salgado, que já tinha assinado o Estádio do Dragão.

Segundo avançou o jornal “O Jogo”, Manuel Salgado terá explicado a importância do terreno «é extraordinariamente bem localizado, tem excelentes acessibilidades. É na zona central na Maia e onde há anos se discute o que fazer. Nos anos 90 houve um projeto de Siza Vieira com bastante construção, depois um campo de golfe. Em boa hora a Câmara da Maia decidiu fazer um parque metropolitano de 360 hectares com muitas atividades ao ar livre”.

O responsável abordou os principais condicionamentos dos terrenos analisados «é uma espécie de “check list”» que foi considerada no estudo e no projeto da Academia a saber, entre outros:

– Planos regionais e locais foram ponderados, mas também os que resultam das várias infraestruturas que existem e departamentos estatais;

– Condicionalismos pela rede viária e impactos, problemas dos encadeamentos, risco de bolas que se percam e possam cair e afetar a circulação;

– Levantamento nas áreas arqueológicas;

– Acessos, portaria norte de serviços e a sul um novo nó, o nó do milénio, da CREP, acordado com a Infraestruturas de Portugal, que será o acesso mais direto para a futura Academia. Com esta opção, todas as atividades com público exterior, o mini-estádio e os campos com competições oficiais ficam junto desta entrada;

– Os campos para a formação ficam resguardados e o edifício central, como a Casa do Dragão, está concentrado noutra zona;

– O terreno, não sendo uma encosta do Douro, implica cuidadosa modelação. A tentativa foi ter o mínimo de movimentos de terra, sem esquecer as exigências técnicas.

Para Pinto da Costa, presidente dos dragões, «esta academia é um sonho de há muitos anos e uma promessa de há quatro» e recusa encarar esta academia como trunfo eleitoral «isto é um trunfo do FC Porto para ser cada vez melhor na promoção e formação de jogadores».

Fernando Gomes abandona cargo

Em dia da apresentação da maquete, Fernando Gomes, administrador financeiro da FC SAD assume fim de ciclo «orgulho-me de ter sido parte da sua equipa, de dar contributo o melhor possível, mas tudo chega ao fim, mas para mim esta academia é o final da minha colaboração com o FC Porto. Dizer-lhe senhor presidente que foi uma honra ter estado ao seu serviço nos últimos 10 anos», afirmou.

Pinto da Costa agradeceu o compromisso de Fernando Gomes «comunicou-me há cerca de um ano que não podia continuar com as responsabilidades que tem e fiquei preocupado porque tínhamos grandes dificuldades para este projeto avançar, mas ele disse-me e prometeu-me que continuaria a ter o mesmo entusiasmo que sempre teve nos dez anos que colaborou comigo».

Custos:

De acordo com o “Record” a administração dos dragões foi questionada sobre o custo de construção da infraestrutura. O arquiteto Manuel Salgado respondeu «neste momento o valor que já está fixo diz respeito aos movimentos de terra, que como foi referido pelo Dr. Fernando Gomes foram adjudicados por 6,9 milhões de euros (…) está fechado o projeto de licenciamento, portanto que já tem este nível de detalhe que aqui foi mostrado, mas nós estimamos que ande à volta dos 40 milhões de euros. Portanto, são 21 mil metros quadrados de construção e estimamos que anda à volta dos 40 milhões de euros».

Compartilhar este post