Fado no Mosteiro de Moreira

Fado no Mosteiro de Moreira

O Dia Mundial da Música vai ser assinalado no próximo domingo, dia um de outubro, pelas 17h00, com o concerto, gratuito, da fadista Lina, no âmbito do programa Sons no Património 2023.

Neste espetáculo, estreado em Portugal no âmbito da Exposição sobre Amália Rodrigues “Meu Sorriso Minha Entrega” e internacionalmente no “Festival Literário de Córdoba” em Outubro 20212, Lina interpreta temas do álbum sem título, seminal e revolucionário, de Amália Rodrigues para sempre conhecido como Busto, acompanhada por um trio de guitarras : Guitarra Portuguesa, Viola de Fado e Viola Baixo.

Natural de Trás-os-Montes, estudou e fez teatro, cantou ópera e, um dia, deixou que o fado a puxasse para dentro de si. Cantora residente no mítico Clube do Fado, em Alfama, conta com projetos editados, os álbuns Carolina (2014) e enCantado (2017), lançados através da Sony Music. Em 2020, lançou o álbum Lina_Raül Refree, uma colaboração da fadista com o músico e produtor catalão Raül Refree,um dos produtores europeus mais conceituados da atualidade produtor de nomes como Silvia Perez Cruz ou Rosalía, entre muitos outros.

A anteceder o concerto, pelas 16h00, também terá oportunidade de visitar o Mosteiro e conhecer algumas histórias e curiosidades.

O atual edifício da Igreja do Divino Salvador de Moreira foi “inaugurado” em 1622, no dia 3 de maio. Mais de dois séculos depois, o Mosteiro de Moreira foi extinto e anexado ao Convento de Mafra. Seguiu-se a venda em hasta pública do edifício do Mosteiro e as suas terras.

O mosteiro encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público desde 2012. Em maio de 2022 comemoraram-se os 400 anos da Igreja do Divino Salvador. Venha conhecer outras histórias que contribuíram para o espaço que hoje conhecemos.

Compartilhar este post