Exposição, em Águas Santas, retrata o trabalho dos Bombeiros

Exposição, em Águas Santas, retrata o trabalho dos Bombeiros

A Sala de Exposições da Junta de Freguesia de Águas Santas tem patente, até dia 30 de dezembro, a Exposição de Miniaturas do colecionador António Pereira.

Emigrado na Ilha de Córsega, em França, António Pereira regressou a Portugal para organizar a sua terceira exposição. Ao percorrer o espaço, é possível observar várias miniaturas de forças de segurança, onde «o Luxemburgo está muito bem representado, assim como Portugal, devido a um colecionador que me ofereceu vários equipamentos» conta ao Jornal da Maia. Mostrando-se emotivo, o colecionador disse que conseguiu «juntar mais de 5 000 peças, inclusive nove medalhas e um carro miniatura em ouro».

Na inauguração esteve presente Miguel Dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas que referiu que esta «é uma exposição ótima, são anos de recolha de equipamentos ligados aos Bombeiros» e convidou toda a comunidade, principalmente nesta altura de férias escolares e até emigrantes para visitar este espólio. O presidente destacou ainda «a capacidade de atenção com que fizeram a réplica dos incêndios de Pedrogão Grande, mas também a forma como notamos que a mensagem chegou aos bombeiros, a maneira como lhes tocou esse acidente terrível que vitimou tanta gente (…) e que, uma vez mais, os Bombeiros foram os nossos heróis e ainda assim conseguiram resolver parte do problema».

Também Emília Santos, vice-presidente e vereadora da autarquia, visitou esta exposição e sublinhou que todo este trabalho «transporta-nos para realidades que alguns países estão a viver, nomeadamente a Ucrânia, cenários de guerra (…) temos também a memória do 11 de Setembro, nos Estados Unidos, temos ainda a memória de Pedrogão Grande, dos incêndios. Julgo que estão reunidas aqui as condições para que a comunidade maiata, especialmente, possa visitar e possa acima de tudo valorizar o trabalho destes homens e mulheres que se dedicam na ajuda a todos nós». A vice-presidente não deixou de enviar uma mensagem ao colecionador, dizendo que «é membro da corporação dos Bombeiros de Moreira da Maia, e ele próprio teve o cuidado de, ao longo da sua vida, ir reunindo estas miniaturas todas e fazer esta exposição que é de facto uma exposição que muito orgulha a Câmara Municipal da Maia».

Amadeu Costa, sub- chefe dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, também ajudou na realização desta iniciativa e referiu que «inicialmente foram reunidas 500 miniaturas e, atualmente, o António Pereira, conseguiu alcançar as mais de cinco mil. Queremos com esta exposição, demonstrar e retratar à população em geral, o trabalho meritório diário dos soldados da paz. Ao António, só me resta agradecer o facto de querer partilhar o sonho dele com esta exposição». Por fim, Amadeu Costa disse que «o objetivo futuro passa por ter um Museu na Cidade da Maia onde possa ser possível expor todo o espólio atual e que possa vir a ser angariado».

Fotos: Jornal da Maia

Compartilhar este post