Exposição de ilustrações no Fórum da Maia

Exposição de ilustrações no Fórum da Maia

A inauguração da UIVO- Mostra de Ilustração da Maia decorre, hoje, pelas 16h.

Entre os dias 9 de dezembro e 20 de fevereiro, as Galerias do Fórum da Maia, recebem a 11ª edição da UIVO- Mostra de Ilustração da Maia. Promovida pela Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, a exposição apresenta variadas ilustrações para o público de todas as idades.

A nova edição terá em exposição obras de vários artistas e autores consolidando a importância desta forma de expressão artística. São mais de 40 artistas e ilustradores, nacionais e internacionais. Será apresentado um Mural Ilustrado, um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias, mas também um conjunto de workshops/oficinas desenhados para os alunos das escolas do concelho. A 4ª edição da Uivinho -Mostra de Ilustração Infantil da Maia que reúne os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Segundo comunicado de imprensa, “a mostra tem como tema “Construções e imaginários para novas (?) utopias”, transversal a toda a programação. Com a curadoria de Cláudia Melo, a exposição pretende uma reflexão acerca da necessidade de ideação de novas utopias. Através de um conjunto de peças artísticas que se formalizam através da ilustração nas suas diversas categorias, juntam-se imaginários individuais que, em diálogo coletivo, apresentam-se como possíveis imagens dos “lugares ideais”. Haverá brechas possíveis para as novas utopias, ou mastigam-se as velhas transfigurando-as? Imerso em múltiplas dimensões de crises de natureza trágica (saúde, economia, política, ambiente), o horizonte da ação – reflexivo e estético- pretende-se alargado. Convocam-se os imaginários, permite-se e entusiasma-se a volta ao sonho, à idealização de um novo topo, que pode ser entendida como mecanismo de defesa e sobrevivência dos sistemas e ecossistemas – emocional, psíquico, biológico, ambiental, científico. Através da ilustração abordam-se temas assentes nas urgências para a definição real ou imaginada das novas ecologias, do pensamento crítico, das políticas instauradas, do corpo, do sujeito e até da filosofia.

ARTISTAS

Afonso Cruz, Ana Margarida Matos, Anabela Dias, Ana Biscaia, Bina Tangerina, Catarina Gomes, Cinara Saionara, Clara Não, Diogo Cottim, Filipe Abranches, Hélder Peleja, Helena Rocio Janeiro, Joana BC , Joana Latka, João Carola, João Drumond, José Manuel Saraiva, Leonor Violeta, Luís Ribeiro (Zeros), Mariana Rio, Rui Vitorino Santos, Nicolau, Pedro Sim, Peri Hélio, Sérgio Condeço, Soraia O., Teresa Arega, Teresa Rego, Valter Hugo Mãe, Yara Kono, Madalena Matoso, Eva Evita, Cristina Viana, Miguel Bragança, Ricardo Nicolau de Almeida, Tiago Guerreiro, Francisca Sousa, Luís Cepa, Hélia Aluai, Ana Margarida Matos, Ymune, Cátia Vide, Liqen Jakala, entre outros.

PROGRAMAÇÃO:
UIVO 11
EXPOSIÇÃO “CONSTRUÇÕES E IMAGINÁRIOS PARA NOVAS (?) UTOPIAS”

Exposição de ilustração composta por obras de mais de 40 artistas. As obras integrantes desta exposição diferem propositadamente na sua expressão e linguagem individual, mas partem sempre do mesmo referencial – o da necessidade e da capacidade de ideação de novas utopias.
As propostas apresentam-se em diferentes expressões e materializações, como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, tridimensional e de carácter instalativo.

De terça-feira a domingo, das 10h às 22h
Gratuito

MURAL ILUSTRADO
Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

Execução de um mural ilustrado na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, pela artista Helena Rocio Janeiro. A intervenção será constituída por um tríptico, que se revelará completa ao subirmos as escadas da biblioteca. Partindo de um primeiro mural onde se encontra o público e o edifício (o material, o concreto) as palavras acompanham a subida numa narrativa de questionamento, descoberta e de reflexão profunda e íntima, numa perspetiva esperançosa.

SERVIÇO EDUCATIVO
OFICINA ILUSTRÁRIO IMAGINÁRIO

Oficinas para escolas do concelho e para famílias, onde se desenhará uma coleção de utopias. Nela cabem plantas, animais, paisagens, planetas, seres reais e imaginários. Das manchas viaja-se até às figuras e volta-se. Exploram-se técnicas de ilustração diferentes, e torna-se especial cada elemento da nossa coleção. Que histórias nos podem contar?

Oficinas para escolas:

10 dez (6a); 14 dez (3a) ; 7 jan (6a) ; 10 jan (2a); 11 jan (3a)
Horário: 10h às12h e 14h às16h

Oficinas para famílias:

11 dez (sáb); 12 dez (dom); 8 jan (sáb); 9 jan (dom)
Horário: 10h às12h
Inscrição: a oficina é gratuita mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt

Compartilhar este post