Ethiopian Airlines vai ligar Porto e Etiópia
A Ethiopian Airlines vai começar a voar entre o Porto e Addis Abeba, capital da Etiópia, a partir do dia dois de Julho. Os voos estão programados com equipamento Boeing B787-800 e B787-900, com quatro frequências por semana (saídas do Porto às 2ªf, 3ªf, 5ªf e Sábados e de Addis Ababa às 2ªf, 4ªf, 6ªf e Domingos) via Madrid. O tempo total de escala é de 1h10 em cada sentido, não sendo possível a venda de bilhetes entre o Porto e Madrid neste momento.
A Ethiopian Airlines é considerada a maior companhia aérea de África, tendo o seu principal hub em Addis Ababa. A transportadora opera numa lógica semelhante à das companhias do Golfo, mas com uma cobertura muito mais alargada de África e relativamente leve da Ásia. Para maximizar a conectividade, os voos de/para a Europa são efetuados durante a noite em ambos os sentidos. Como tal os aviões ficam parados no chão durante a maior parte do dia, o que permite que sejam aproveitados para fazer segmentos intra-europeus, alargando a rede de destinos com um custo marginal baixo. Dos atuais 20 destinos europeus da Ethiopian, 11 são servidos conjuntamente com outro destino neste modelo. Na maioria desses casos, a Ethiopian também vende o segmento intermédio, oferecendo atualmente cinco rotas intra-europeias. O acordo de tráfego aéreo entre Portugal e a Etiópia permite uma operação deste tipo, mas o atual acordo entre Espanha e a Etiópia não.
Através do hub de Addis Ababa a Ethiopian conseguirá servir alguns dos principais fluxos de passageiros e carga entre o Porto e o sul de África, nomeadamente para Angola (Luanda), Moçambique (Maputo e Beira) e África do Sul (Joanesburgo e Cidade do Cabo). A própria Etiópia, é um dos países africanos que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, com a capital Addis Ababa em destaque.