Escolas do Porto recolheram 7 042 quilos de equipamentos elétricos

Escolas do Porto recolheram 7 042 quilos de equipamentos elétricos

Até ao mês de junho, decorre a 11ª edição da “Escola Eletrão”. Cinco estabelecimentos de ensino do distrito do Porto aderiram a esta campanha e já recolheram 7 042 quilos de equipamentos elétricos usados, entre os meses de setembro e dezembro de 2021.

Os equipamentos eletrónicos recolhidos foram, maioritariamente, telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros que correspondem a um total de 6 843 quilos. Foram ainda recolhidos 172 quilos de pilhas e 27 quilos de lâmpadas.

Porto 25 Escolas inscritas 5 Escolas encaminharam 7 toneladas de resíduos para reciclagemREEE (kg)Lâmpadas (kg)Pilhas (kg)Total (kg)
Escola Básica da Senhora da Hora, Matosinhos1001018128
Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Povoa de Varzim6303121326447
Escola Básica e Secundária de Campo, Valongo220  220
Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto220510235
Salesianos do Porto – Colégio  1212
Total Geral6843271727042

A nível nacional aderiram a esta iniciativa 236 escolas. Globalmente, neste primeiro período, as escolas aderentes recolheram em todo o país um total de 73 toneladas de equipamentos usados. A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso.

As escolas participantes podem receber prémios, conforme a quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrónicos recolhidos. É atribuído um ponto por cada 100 quilos de equipamentos elétricos usados, 10 quilos de lâmpadas ou 10 quilos de pilhas entregues. Por cada 10 pontos acumulados, no final do ano letivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos elétricos.

Segundo o Diretor Geral do Eletrão, Pedro Nazareth, «as escolas participantes estão a receber material de divulgação e acondicionamento para terem a possibilidade de criar um ponto de reciclagem de elétricos e pilhas no espaço escolar. É mais um incentivo para que os estabelecimentos de ensino se aliem a este esforço de reciclagem que deve ser de todos. Com este gesto estamos a desviar os aparelhos usados dos contentores indiferenciados, impedimos que poluam solos e linhas de água ou que sejam desviados para operadores não licenciados. Desta forma garantimos que são corretamente reciclados».

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Eletrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos elétricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

Compartilhar este post