Escola do Levante da Maia incentiva alunos a cuidar do planeta

Escola do Levante da Maia incentiva alunos a cuidar do planeta

Integra o programa educativo “Escola Azul” que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar.

A Escola Básica e Secundária do Levante da Maia integra, desde novembro, o programa educativo do Ministério da Economia e do Mar que visa promover a Literacia do Oceano. A adesão a este projeto faz com que a instituição seja considerada uma “Escola Azul” que tem como objetivo estimular o conhecimento do oceano, promover o espírito crítico e a iniciativa dos alunos e levar a mudanças de atitudes efetivas na relação com o Oceano.  

O tema escolhido para o projeto da “Escola Azul” na Escola Básica e Secundária do Levante da Maia é “O Oceano a Levante” e enquadra-se quer no Projeto Educativo do Agrupamento, cujo lema é “Educar no presente, ganhar o futuro”, quer no tema aglutinador da Flexibilidade Curricular “Património e Desenvolvimento Sustentável”.  

Com a orientação da professora Ana Afonso, coordenadora do projeto, os alunos do 2º ciclo têm desenvolvido diversas atividades, como: limpezas de praia, realizadas a 27 de abril e a 19 de maio, dia do Desafio Anual da Escola Azul. Neste dia, os alunos rumaram à Praia da Memória, em Matosinhos, para recolher lixo no areal e retirar das dunas uma quantidade considerável de chorão-das-praias, uma planta invasora que, ao impedir o desenvolvimento das plantas nativas, contribui para a destruição da defesa natural que protege da subida do mar.

Os alunos ofereceram ainda cartazes, que elaboraram por iniciativa própria, onde alertam para as consequências e para o impacto do lixo no oceano, incentivaram a mudanças de atitude na relação com o oceano e sensibilizaram para a importância dos oceanos na sustentabilidade do planeta.

Estes cartazes vão ser expostos na casa de Apoio da Unidade Ambiental da Câmara Municipal de Matosinhos. A atividade contou com a colaboração das Técnicas da Unidade Ambiental da Câmara Municipal de Matosinhos e foi realizada em parceria com a Brigada #AMARoMAR, integrada no projeto Eco-Escolas.

No final da atividade, os alunos fizeram ainda um ensaio geral, com a orientação dos professores de Educação Musical e Educação Física para a realização de um vídeo que servirá de complemento ao hino da Escola Azul.

Compartilhar este post