Escola do Centenário requalificada em V.N. Telha

Escola do Centenário requalificada em V.N. Telha

Edificada em 1961, a Escola Básica da Prozela, em Vila Nova da Telha foi alvo de obras de requalificação e beneficiação, sendo inaugurada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago; pela vice-presidente e vereadora da educação, Emília Santos; pelo presidente de V.N. Telha, Joaquim Azevedo; pelo diretor do AE Dr. Vieira de Carvalho, Luís Miguel Madureira e pela Teresa Ramalho, herdeira de Joaquim Dias Ramalho, família que cedeu o terreno para a construção de um polidesportivo.

Esta é uma escola do Plano dos Centenários, um projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pela Estado Novo em Portugal, entre 1941 e 1969. O Plano deve o seu nome ao terceiro centenário da Restauração da Independência e ao oitavo centenário da Independência de Portugal.

«Olhamos para o edifício e percebemos que ele é do Plano Centenário, mas tem todos os requisitos para aquilo que nós chamamos a escola do século XXI» começa por explicar ao Maia Hoje, Emília Santos. Assim, esta era uma escola que necessitava de algumas obras e «obrigou-nos a algumas estratégias de requalificação e ampliação dos espaços».  

Com o objetivo de melhoria continua das condições de funcionamento de toda a comunidade escolar, durante o último ano, realizaram-se trabalhos de beneficiação e requalificação do espaço escolar, num investimento superior a 420 mil euros, considerando arranjos exteriores, manutenção no edifício centenário e na biblioteca e obras de reabilitação do edifício onde funciona o refeitório. Ainda foi construída uma sala de jardim de infância e um polidesportivo coberto para a prática de atividade física.

Em entrevista ao Maia Hoje, Joaquim Azevedo fala emocionado da «menina dos olhos do presidente» uma vez que frequentou esta escola enquanto aluno «o pavimento das salas ainda era em madeira e o telhado também necessitava de obras».   

No final das contas, o presidente da freguesia encontra-se satisfeito com todo este trabalho «temos um espaço de eleição e, como eu costumo dizer, o parque escolar da Maia é de eleição porque a Câmara Municipal criou as condições». 

Ainda no mesmo evento, Silva Tiago revelou que a Santa Casa da Misericórdia «irá começar em breve a construção de uma creche, num terreno que a Junta de Freguesia de V.N. Telha, cedeu à Câmara, para podermos com a Santa Casa comparticipar nesse investimento, com cerca de um milhão de euros».

Compartilhar este post